a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

Salada tropical super refrescante

salada tropical

Com esse calorão do verão, às vezes nem dá vontade de comer, não é? Como ficar sem se alimentar, principalmente com o clima quente, pode fazer com que a gente passe mal, hoje eu trouxe uma salada tropical super refrescante para vocês!

A salada é um prato leve, gostoso e que todo mundo pode comer tanto no acompanhamento quanto na entrada ou até na refeição. Composta por alimentos nutritivos e que fazem muito bem para a nossa saúde, vai bem com qualquer coisa.

Antes, vamos dar uma olhada na origem desse prato?

Salada tropical? Não só

A palavra “salada” vem do termo latino “herba salata”, que era usado por romanos para se referir ao hábito de consumir vegetais crus somente com água e sal. Por conta da palavra de origem, é assim que esse prato se chama no mundo inteiro. Em francês, salade; espanhol, ensalada; italiano, insalata; inglês, salad; alemão, salat.

Por ser um prato relativamente simples, você pode até pensar que ele sempre esteve aqui, certo? Errado. Os primeiros sinais da salada são do ano de 600 a.C., dos persas.

Ela também possuía forte presença na gastronomia do Antigo Egito, onde era muito comum o hábito de consumir hortaliças, como a alface.

salada tropical
Alface pode ser a estrela, mas outros vegetais brilham – e muito – também. (Fonte: Unsplash)

Em Roma, eles até consumiam uma grande variedade de vegetais, com destaque para o alho-poró, preferido do imperador Nero, mas os serviam separadamente e somente no final das refeições para auxiliar na digestão.

Na Idade Média, a coisa mudou. Comer vegetais crus era comum apenas entre selvagens ou eremitas. Hortaliças e legumes eram apenas ingredientes.

Esse pensamento só veio a mudar em meados do século XVII, quando possuir uma horta no próprio quintal virou tendência entre a nobreza.

Mas foi no século XIX que as saladas começaram a ganhar diferentes molhos, o que realçava o sabor dos alimentos. O prato também recebeu outros ingredientes, como bacon, nozes, sementes de girassol e gergelim, cebola, queijo e até iogurte, dentre outros.

Tudo isso por conta dos franceses, que passaram a explorar os sabores e preparar as saladas de um modo artístico.

No Brasil

No Brasil, ninguém dava importância para a salada naquela época. Enquanto os índios a consideravam sem sustância e sem sabor, os africanos costumavam dizer que quem gosta de folha é lagarta.

Então, como já vimos muito por aqui, novamente os portugueses são os culpados por nos fazerem gostar de salada. De todo modo, na época, eles ainda serviam os vegetais apenas cozidos e somente como acompanhamento, nada de salada crua.

Foi aos poucos, com o passar do tempo, que a salada crua chegou aos costumes da burguesia, com temperos e um prato só para ela. Apesar disso, por um bom tempo, não ia além da alface e do tomate.

salada tropical
Outro queridinho das saladas é este vermelhinho aqui, o tomate. (Fonte: Unsplash)

Por fim, até hoje muitos dos restaurantes de prato feito se limitam à salada com alface, tomate e cebola. Mas existem tantas possibilidades e sabores! Sendo assim, vou mostrar na receita de salada tropical uma das tantas. Depois, é só aproveitar uma refeição leve, nutritiva e saborosa.

Salada tropical

Course Salada

Ingredientes
  

Para a salada:

  • ½ repolho roxo
  • ½ repolho verde
  • ½ abacaxi
  • 1 manga média
  • 50 g de uvas passas

Para o molho:

  • 200 g de creme de leite
  • 1 limão raspas
  • ½ limão (suco. Pode utilizar o mesmo do qual retira as cascas)
  • ½ colher de chá de sal

Instruções
 

  • Corte, em tiras finas, o repolho roxo e o repolho verde. Misture os dois e reserve.
  • Corte, em cubos, a manga e o abacaxi.
  • Em uma travessa, adicione tudo e salpique por cima e as uvas passas.
  • Para o molho, misture bem todos os ingredientes com um garfo ou um fouet em uma tigela separada.
  • Adicione o molho na salada na hora de servir.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

acasaencantada - receitas fáceis e rápidas para o seu dia a dia

Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.

Ariana Pazzini

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou da Receita?




Receitas pra você