Como congelar bolos e cupcakes em sua casa

Como congelar bolo pronto

O bolo é da confeitaria, uma das receitas mais versáteis que existe! Pode ser feito de várias formas, com diferentes tipos de massa e além do recheio também. Mas você sabia que pode congelar bolos?

Pois é! A princípio um desavisado ficaria surpreso, já que a imagem que temos é de um bolo saindo quentinho do forno e indo para a mesa para tomar um café da tarde.

Mas podemos congelar bolos e cupcakes sem nenhum problema, é o que vamos te mostrar hoje.

O que eu posso congelar dos bolos?

A princípio entenda que você pode congelar o que preferir de bolos. Desde congelar a massa para assar depois, até o bolo inteiro.

No entanto a forma com que vamos congelar vai ser diferente. Por isso preste atenção no que vai ser melhor para você.

Se você prefere congelar a massa para assar depois usaremos uma forma de congelar, e se quer congelar as camadas de um bolo, vai ser outra maneira.

como congelar bolos (massa crua)
Photo by Izabelle Acheson on Unsplash

Como congelar a massa de um bolo

Se você já deixou a massa de um bolo ou de um cupcake na geladeira, deve ter percebido que ela perde seu gosto rapidamente, além da massa ficar escura com o tempo.

No entanto, existe um problema ainda maior: a água! A água que penetra na massa faz com que ela perca totalmente suas propriedades.

Então congelar a massa pode ser uma mão na roda caso você queira fazer um bolo mas não tenha tempo para fazer a massa, assar e decorar no mesmo dia.

Congelar bolos utilizando formas de cupcake

Você pode congelar o cupcake ou a massa de bolo utilizando as forminhas de cupcake. Essa é uma forma bem simples de se congelar a massa.

Basta que você forre a bandeja como de costume, e encha os copinhos com a massa desejada. 

Observe que existem forminhas que não necessitam de papel manteiga, porque são antiaderentes, o que é ótimo e facilita muito!

Depois disso, cubra a bandeja com um filme plástico e coloque para congelar (recomendo que o faça de noite para não ter perigo de ficar abrindo o freezer).

Após o congelamento, remova os cupcakes congelados, e os transfira para um saco zip lock. Lembre-se de tirar o máximo de ar possível e se você tiver uma seladora a disposição será ainda melhor.

Descongelar a massa da forma

O processo para descongelar os cupcakes é bem simples. 

Basta que você retire os cupcakes do saquinho antes de assar e deixe eles aumentarem sua temperatura no ambiente.

Ou, você pode também colocar eles para assar direto do congelador, mas neste caso, vai ser preciso mais uns 7 minutinhos de forno para atingir o ponto de bolo.

Congelar a massa em sacos

Assim como a forma anterior, é possível congelar a massa de bolo diretamente em um saco próprio para o congelador.

Basta que você faça a massa do bolo,  transfira para um saquinho zip lock. Então, retire o ar do saco selando-o e depois congele. 

É bem simples.

Quando for descongelar basta que você tire o saco do congelador, coloque na prateleira mais baixa da geladeira e quando perceber que a massa voltou ao seu ponto, coloque-a para assar.

Mas também você pode colocar em uma forma e assar direto, mas com um tempo maior até que atinja seu ponto de bolo.

como congelar bolos inteiros (massa pronta congelada)
Photo by Michelle Tsang on Unsplash

Congelar bolos inteiros

É possível também congelar bolos inteiros, dessa forma você pode fazer o bolo e depois de descongelar rechear e decorar como você preferir.

Essa dica é importante para quem trabalha profissionalmente com bolos e faz vários bolos de diferentes sabores e recheios.

É essencial que você saiba que qualquer bolo pode ser congelado desde que em sua massa vá algum tipo de gordura, seja óleo ou manteiga.

Sem isso, o bolo vai ressecar e toda a água que entrar em contato com ele vai ser absorvida fazendo com que você perca seu bolo de vez.

Como congelar bolos

Agora para congelar basta que, primeiramente você faça o bolo da maneira que preferir.

Feito isso, espere ele esfriar completamente antes de começar a prepará-lo para o congelamento.

Então enrola cada camada, se for um bolo de uma só camada, recomendamos que você corte ele ao meio em duas camadas mais finas.

Para enrolar utilize filme plástico e depois coloque eles dentro de um saco próprio com zíper caso caiba para evitar a formação de cristais de gelo.

Indico que enrole o bolo em filme plástico, com uma ou duas camadas, depois em uma camada de papel alumínio e depois insira nos sacos.

Isso porque, quanto mais camadas ele tiver, maior será o tempo que ele poderá ficar dentro do congelador sem que água penetre na massa e deixe o bolo mole.

bolos prontos para consumo
Photo by Toa Heftiba on Unsplash

Assim ele vai durar até 2 meses no freezer.

Para descongelar

Para descongelar basta que você retire o bolo congelado do freezer e deixe ele descongelar ainda enquanto estiver embrulhado por um tempo.

Depois desembrulhe e deixe ele dar mais uma descongelada em temperatura ambiente.

E pronto, seu bolo vai estar pronto para ser servido, ou se preferir, para ser recheado e decorado.

O que achou das nossas dicas? Já pensou em congelar um bolo? Conte pra gente nos comentários!

Espero ter ajudado.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Como congelar alimentos prontos para manter a produtividade trabalhando em casa. | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…