a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

Pãozinho de aveia sem leite

4 from 1 vote
pãezinhos de aveia veganos

O que não falta por aí é receita de pãozinho caseiro, mas garanto que essa é diferente. Primeiro porque não leva leite e derivados, e segundo, porque tem farinha de aveia na massa. Um pão mais adocicado e rico em valor nutricional, perfeito para o lanchinho das crianças. 

Apesar de ter várias etapas de preparo, fazer pão em casa não é difícil. O segredo é usar ingredientes frescos, e ter certeza que o fermento está ativo para fazer o pão crescer. Essa massa não precisa sovar muito, e os ingredientes são super simples, é provável que você já tenha todos em casa. 

Como testar o fermento para saber se está ativo?

O fermento pode perder a atividade com o tempo. Principalmente em casos da embalagem já ter sido aberta.

Primeiramente, verifique a validade. Depois, pegue uma colher (de chá) do fermento e misture a 1 colher de farinha e 1 colher de açúcar e 2 colheres (de sopa) de água morna até formar uma massinha. Guarde dentro do forno ou microondas desligado ou em algum lugar quentinho protegido de vento por 20 minutos. Se começar a borbulhar significa que seu fermento está ativo.

Pão sem lactose e sem ovos

Sabemos que é um desafio encontrar um pão fofinho industrializado sem leite e sem ovos. Essa receita é especialmente para você que possui alguma intolerância a esses ingredientes ou tem uma dieta vegana.

Esse pãozinho fofinho e macio para substituir por exemplo a bisnaguinha ou qualquer pão de leite como o pão do hotdog como o pão de hambúrguer, vai depender do formato que você quer dar ao seu pãozinho.

pãozinho vegano de aveia - pão sem ovos ou leite

Outras substituições e ingredientes no seu pãozinho vegano:

Essa receita pode ser adaptada. Se você costuma utilizar farinha sem glúten para pães sabe que o resultado é diferente. Primeiro que a farinha sem glúten precisa ser substituída em uma quantidade ligeiramente diferente. Utilize somente 90% do total da farinha se substituir por algum mix de farinha sem glúten.

Outra coisa é que a massa de pão feita com farinha sem glúten é pegajosa, então enforme seu pão em uma forma de bolo inglês e asse normalmente.

Utilizei óleo para a gordura dessa receita, você pode substituir pela mesma quantidade por banha de porco caso não seja vegano ou óleo de coco por exemplo. Sabendo que o pão vai mudar ligeiramente de sabor quando adaptado. Eu gosto de utilizar óleo de coco nos meus pães, amamos o cheirinho que sai do forno quando assado mas também utilizo azeite e tenho ótimos resultados.

Gel de linhaça - o ovo vegano

O gel de linhaça é perfeito para quem não consome ovos e precisa substitui-los nas receitas. Seja para pães, bolos ou biscoitos ele funciona muito bem e é muito fácil de fazer em casa.

Seja partindo da farinha de linhaça ou da linhaça em grãos não é difícil fazer em casa.

Para cada ovo que você utilizar na receita substitua por:

  • 1 colher (de sopa) de linhaça triturada ou farinha de linhaça
  • 3 colheres (de sopa) de água morna

Triture as sementes de linhaça e adicione na água morna. Misture e deixe descansar por 10 minutos.

Você verificará a textura mudar de líquida para gel. Substitua em suas receitas.

pãozinho vegano de aveia - pão sem ovos ou leite

Pãozinho sem ovos e sem leite

Um pãozinho fácil de fazer sem ovos e sem leite com aveia para um plus de nutrientes. Você pode modelar o pãozinho do jeito que preferir. Redondo pode servir como pão de hambúrguer, e mais comprido como pão francês.
4 from 1 vote
Tempo de Preparação 30 minutes
Tempo para Cozinhar 25 minutes
Para crescer 1 hour 45 minutes
Tempo Total 2 hours 40 minutes
Course café da manhã, caseiro
Cozinha brasileira
Quantidade 10 pãezinhos

Ingredientes
  

Para o gel de linhaça:

  • 1 colher (de sopa) de farinha de linhaça
  • 3 colheres (de sopa) de água

Para o pãozinho de aveia

  • 1 xícara (de chá) de água morna
  • 2 1/2 colheres (de sopa) de açúcar demerara
  • 1 colher (de chá) de fermento biológico seco
  • 1 xícara (de chá) de aveia em flocos finos 100g
  • 2 colheres (de sopa) de óleo vegetal
  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo 250 g
  • 1 colher (de chá) de sal

Instruções
 

  • Misture a farinha de linhaça com a água e deixe descansar por 10 minutos.
  • Misture em um recipiente a água morna, 1/2 colher de sopa de açúcar e o fermento biológico. Reserve por cerca de 10 minutos para ativar o fermento.
  • Coloque no liquidificador a aveia em flocos e bata até obter uma consistência fina. Não precisa ficar homogênea, pode deixar alguns flocos de aveia inteiros.
  • Transfira a aveia para o recipiente com o fermento ativo. Acrescente o óleo vegetal, o gel de linhaça, a farinha de trigo, sal e o restante do açúcar. Misture bem até formar uma massa macia e pegajosa.
  • Amasse com as mãos por cerca de 5 minutos. Se após esse tempo estiver muito pegajosa, adicione mais um pouco de farinha de trigo. (Sove bem antes de adicionar a farinha pois a sova irá ativar o gluten da farinha e não precisará adicionar muito trigo)
  • Quando a massa estiver numa consistência lisa e elástica, cubra o recipiente com um pano de prato e deixe num ambiente quente e úmido para a massa crescer por cerca de 1 hora.
  • Quando a massa dobrar de tamanho, divida em 10 porções iguais e modele os pães no formato que preferir.
    como preparar pãezinhos sem ovos e sem leite
  • Coloque a massa em uma assadeira untada com óleo, cubra com pano de prato e deixe crescer por mais 45 minutos.
    como fazer pãezinhos macios vegano
  • Preaqueça o forno a 180 ºC e asse os pães por cerca de 25 minutos, ou até dourar o topo.
    pãezinhos de aveia veganos
  • Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Algumas dicas para o sucesso do seus pãozinho

  • TEMPERATURA DA ÁGUA: Não utilize a água muito quente, é morna a ponto de você tocar e sentir confortável, a água muito quente pode “matar” a fermentação.
  • TEMPERATURA: Em dias muito frios o tempo de fermentação dos seus pães pode ser maior. Você pode pré aquecer o forno na temperatura mais baixa, desligar o forno e colocar sua massa dentro dele com a porta entreaberta para crescer.
  • GEL DE LINHAÇA: Não tem linhaça? Você pode não utilizar o gel de linhaça e ainda assim obter bons resultados. O gel de linhaça serve para dar liga na massa e tornar seu pão mais fofinho. Ainda assim essa receita pode ser feita sem ele.
  • SEM RESTRIÇÕES ALIMENTARES: Se você não for vegano e não tem nenhuma restrição ao leite e aos ovos, você pode livremente substituir a água por leite integral e o gel de linhaça por 1 ovo. Da mesma forma o óleo pode ser substituido por manteiga derretida nas mesmas quantidades.
  • + SOVAR E MENOS FARINHA: Um ponto importante é saber que o glúten da farinha de trigo é ativado na sova então só adicione farinha depois de ter sovado por pelo menos 5 minutos. Se você tem uma batedeira planetária, utilize o gancho para pão e bata primeiramente até misturar os ingredientes e só então aumente a velocidade e bata até formar uma massa lisa.

 

Sobrou pãozinho? Como conservar?

Embora eu prefira comer meus pãezinhos imediatamente morninho recém saídos do forno, você pode armazenar por até 2 dias.

Conserve seus pãezinhos em um recipiente hermético ou em saquinho bem fechado, em temperatura ambiente. Depois de 2 dias o pãozinho começa a ficar seco.

Se preferir você pode congelar por até 3 meses.

Espere seus pãezinhos esfriarem completamente, transfira para um saquinho próprio para congelamento e leve ao freezer. Para descongelar leve do freezer para a geladeira na noite anterior e aqueça no forno ou airfryer até ficar quentinho.

Para um pão douradinho:

Gosta daquela casquinha dourada? Geralmente ela é feita com a adição de manteiga derretida ou ovos batidos passados sobre os pãezinhos nos minutos finais.

Para os nossos pãezinhos sem leite e sem ovos isso não é possível. Duas dicas:

Primeiro pré aqueça bem o seu forno, gosto de ligar o forno pelo menos 30 minutos antes de colocar meus pães no forno.

Nos últimos 5 minutos de forno, retire os pãezinhos do forno e pincele sobre eles óleo de coco derretido. Volte ao forno e deixe dourar.

Aplicando isso você consegue uma crosta dourada nos seus pãezinhos sem precisar de ovos ou manteiga para isso.

Para complementar, receitas sem ovos ou sem leite:

Pasta de berinjela

Pasta de berinjela feita na airfryer, super cremosa, sem ovos, sem leite naturalmente vegana

Pasta de grão de bico

Pasta vegana, cremosa de grão de bico super fácil

Pasta de amendoim integral

Super saudável, sem ovos e sem leite essa pasta de amendoim é vegana
Ariana Pazzini

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Sempre que a coisa é simples como esta receita de salada Caprese no potinho, perfeitas para festas, eu me questiono se posto aqui no blog ou só falo rapidinho lá…