Bolo de chocolate e banana que me deixou sem palavras!

3 from 2 votes
receita de bolo de chocolate e banana

receita de bolo de chocolate e banana

Estava ele lá, o bolo de chocolate e banana, no meu caderninho. Só esperando a oportunidade de encontrar bananas maduras na fruteira! Enfim, o dia chegou. Aliás, fiquei me perguntando o porquê de não ter feito antes! Além de mega fácil, é irresistível!

Inclusive, a massa é super fofinha e leve, ideal para as crianças levarem de lanche na escola. Além disso, você também pode variar com esse delicioso bolo de banana com doce de leite.

Preparando bolo de chocolate e banana para seu café da tarde

Muito simples de fazer. Nesse sentido, misturei tudo com um fouet. Isso sem sujar batedeira nem liquidificador! Ou seja, quase não deixa louça. Portanto, mais um motivo para fazê-lo. Além disso, é um bolo diferente. Não é muito comum ver banana com chocolate. Mas eles vão se conhecer através de você!

Então, anota os ingredientes aí e corre para a cozinha! Afinal, quem não quer fazer um bolo delicioso e que quase não dá trabalho? Não deixe de experimentar esse bolo com outras coberturas simplesmente perfeitas!

Receita de bolo de banana e chocolate perfeito
Bolo de chocolate super molhadinho com banana
Bolo de chocolate super molhadinho com banana

Bolo de Chocolate e Banana

Faz e me conta se não é maravilhoso! Bolo de chocolate com pedacinhos de banana e cobertura cremosa.
3 from 2 votes
Tempo de Preparação 25 mins
Tempo para Cozinhar 40 mins
Tempo Total 1 hr 5 mins
Course Café
Quantidade 12 pedaços

Ingredientes
  

Para o bolo

  • 1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo
  • 6 colheres (de sopa) cheias de cacau em pó
  • 1 e 1/2 xícaras (de chá) de açúcar
  • 1 colher (de chá) de fermento em pó
  • 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
  • 2 bananas médias maduras amassadas grosseiramente
  • 2 ovos batidos
  • 1e1/2 xícaras (de chá) de leite morno
  • 1/2 xícara (de chá) de óleo (canola ou girassol)
  • 1/4 xícara (de chá) de gotas de chocolate

Para a calda da cobertura

  • 200 g de chocolate derretido faça o derretimento no microondas em potência média, deixe um minutinho, tira, mexe, mais um minuto, mexe, até que se derreta por completo,
  • 1 lata de creme de leite com soro.

Instruções
 

Para o bolo

  • Aqueça o forno em 180 graus,
  • Unte e enfarinhe uma assadeira retangular grande (este processo prefiro quando para bolo de chocolate, substituir a farinha por cacau),
  • Em um bowl misture os sólidos (Farinha, cacau, açúcar, fermento e bicarbonato),
  • Misture a banana amassada, os ovos, o leite e o oleo,
  • Encorpore as duas misturas até que se obtenha uma massa liquida porém homogénea,
  • Adicione as gotinhas ou pedacinhos de chocolate, coloque na assadeira e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até que ao introduzir um palito no centro do bolo saia limpinho.

Para a cobertura

  • Misture o chocolate derretido ao creme de leite até obter uma cobertura homogênea.
  • Despeje sobre o bolo frio. (os da foto cortei com cortadores para bolo)

Notas

Pode confeitar com raspinha de chocolate, nibs de cacau ou deixar a cobertura brilhar sozinha!
Ao amassar a banana, deixe alguns pedacinhos grandes que é uma delicia encontrar estes pedacinhos contrastantes na massa de chocolate!
Adapted from Livro Loucuras de Chocolate

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

41 respostas

  1. Pingback: Bolo de chocolate, só receita fácil. | A casa encantada
  2. Pingback: 11 receitas para aproveitar bananas maduras | A casa encantada
  3. Pingback: Doce de Banana e Chocolate de lamber os dedos | A casa encantada
  4. Pingback: Cookies com apenas dois ingredientes: Aveia e banana; Aprenda – Namidia News
  5. Pingback: Torta de banana: 20 receitas deliciosas para servir no café | Correio DF
  6. Pingback: Torta de banana: 25 Receitas deliciosas que vão lhe fazer sair da linha
  7. Pingback: Bolo de Creme de Leite (super amanteigado) | A casa encantada
  8. Pingback: Cookies com apenas dois ingredientes! Aveia + banana
  9. Inacreditável essa delícia! Fiz apenas uma alteração na massa a pedido da Aninha (4 anos) que exigiu canela em pó no lugar das gotas de chocolate. E a cobertura fiz brigadeiro de colher com leite condensado, creme de leite, manteiga e cacau 100%. Não sei o que é mais satisfatório o sabor que é incrível ou o perfume que está na minha casa… Obrigada por compartilhar essa delícia❣️

    1. Nossa, Fran!!! Deve ter ficado uma delícia mesmo, essa combinação é sen-sa-cio-nal! Obrigada você por compartilhar o resultado com a gente! Beijão <3

  10. Pingback: 25 receitas com cacau em pó para doces ainda mais gostosos – Mari Carvalho
  11. 5 stars
    Meu Deus que bolo delícia é esse?! Simplesmente divino!
    Fiz algumas alterações pra pesar menos na consciência, com açúcar de coco e farinha integral. Confesso que não consegui esperar esfriar pra colocar a cobertura e muito menos pra comer! 😋 aprovadíssimo!!!

  12. Fiz em forminhas de cupcakes e ficaram lindos e deliciosos! E não dá um pingo de trabalho. Só deu briga pq meus netos (3) comeram um cada e hoje quiseram levar para as professoras, amigos e para eles próprios e não dava para tanto ?. Parabéns pelo blog, Simone

  13. Uau! Bolo incrível! Nem precisa de cobertura! Não coloquei as gotas de chocolate nem a cobertura e o bolo ficou excelente!!! Adorei! Fiz para minha filha levar para a escolinha. Sensacional! E muito fácil de fazer! Recomendo demais!

  14. Nossa! Eu amei! Nem coloquei chocolate na massa. Só o cacau. E nao fiz cobertura pq o bolo ja é molhadinho e maravilhosooo!!! Uma das melhores receitas que ja fiz ba vida. Mt obrigada!

  15. Fiz na versão light com açúcar mascavo e farinha integral. Ficou maravilhoso !!!
    Obrigada Ariana Pazzini por compartilhar essa receita.

  16. Cada vez mais fã do seu blog… Confesso que não acreditava muito na receita, mas resolvi tentar mesmo assim. E, como sou um pouco rebelde, arrisquei trocar por açúcar mascavo e incluir nozes picadas. O resultado? O melhor bolo de chocolate da minha vida!!!!

    1. <3 <3 <3 Diana, já quero ir para a cozinha testar sua rebeldia! rsrsrsrs Para minha sorte tenho bananas maduras e NOZES!!!

  17. Genteee pelo amor de Deus oque é está receita!?? A melhor de todas!! Fiz para meu filho levar para escolinha, foi sucesso!!!! ❤️❤️
    Combinação perfeita! Façam vale a pena!!!! ??

    1. Eu fico emocionada quando os filhotes aprovam! Eba!!!!!
      Muito obrigado por dividir aqui com a gente o resultado!

  18. Bolo perfeito! Adaptei na versão diet, onde substituí o açúcar pelo adoçante forno e fogão em quantidade menor e acrescentei passas e damascos picados. Ficou uma explosão de sabores. Já repeti umas 3 vezes aqui em casa.

  19. Delícia de bolo! Casamento perfeito entre cacau e banana. E a textura, mais densa, sem comentários. Fiz na versão diet (sou diabética): troquei o açúcar por adoçante, leite desnatado, mistura de farinhas (integral e farinha de arroz) e, ao invés das gotinhas de chocolate coloquei passas. Virou o queridinho aqui de casa, todos comeram e nem sabiam q era diet. Grata pela receita.

  20. Sim usei cacau e todos os ingredientes como dos na receita!!! Mesmo fora do ponto da pra perceber que é bom… Aqueci o o forno antes TB, foi a primeira coisa que fiz… Pra salvar fatiei e levei só forno de novo. Ta fora do ponto, mas da pra comer… Depois vou tentar de novo. Quero muito acertar este bolo. Abraços.

    1. 🙁 ahhhhhh estou aqui pensando no que pode ter acontecido e nada me vem a cabeça! Fico feliz que vc vá tentar novamente, quero realmente que de certo pois este bolo é gostosinho demais!! Na torcida! E muito obrigado por voltar aqui e comentar! Não faz idéia de como isso é importante pra mim! <3 Os comentários de vocês me fazem querer aprimorar cada vez mais!

    1. Alexandre sério? Vc fez de forma correta, bato sempre os ovos a mão mesmo! O forno estava aquecido? Utilizou cacau? Ele ajuda na consistência! Vc quis dizer q ficou cru é isso? O tempo de forno pode variar dependendo da potência do forno, por isso dei a dica de verificar com o palitinho! Espero q encontremos o motivo de ter dado errado e vc consiga repetir, este bolo é delicioso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…

Arroz de forno para ninguém botar defeito

Às vezes, a cozinha demanda um pouco de criatividade. Principalmente quando o objetivo é não desperdiçar alimentos. Pensando nisso, hoje eu trouxe um arroz de forno especial. Que o…

Rocambole de carne moída de 4 ingredientes!

O fim do ano está chegando e, junto dele, a necessidade de aumentar o repertório de receitas práticas e saborosas para levar nas festas e encontros de amigos e…