Hoje é um dia feliz para adeptos ao veganismo e intolerantes à lactose! Isso porque vamos aprender a fazer pão de queijo vegano! Existem algumas formas diferentes de se preparar esse alimento. Nesse sentido, há versões com leite e outras com água.
Há quem prefira inserir banha de porco, enquanto outros optam por óleo ou manteiga. Também tem a que leva polvilho doce ou polvilho azedo. Alias, tem quem faça no forno e quem prefira frito. Todas elas são deliciosas, porque esse trem é bom demais!
Hoje, essa lista extensa vai ganhar mais uma versão: sem queijo. E sabe o que é mais surpreendente? O sabor é bem parecido com do original. Portanto, seja você vegano, intolerante à lactose ou simplesmente queira experimentar algo novo, garanto que vai amar o meu pão de queijo vegano!
Ingredientes
- 2 batatas inglesas cozidas, descascadas e amassadas
- 1 e ½ xícara de goma pronta para tapioca
- ¼ xícara de polvilho doce
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de sal
- ¼ de xícara de água
- 2 colheres de café de fermento químico
Instruções
- Em um recipiente, adicione a goma, o polvilho, o fermento, as batatas e o sal.
- Misture bem esses ingredientes.
- Aos poucos, adicione água até que a massa fique homogênea e modelável.
- Modele a massa e faça as bolinhas. Coloque os pães em uma assadeira untada com azeite.
- Asse em forno pré-aquecido a 170 ºC por cerca de 40 minutos.
- Está pronto para servir!
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
O mineirinho que conquistou o país
Como todo prato famoso que se preze, não se sabe ao certo a origem do pão de queijo. Porém, indícios apontam que sua invenção ocorreu no século 18, em Minas Gerais. Segundo a história, as cozinheiras escravas utilizavam a farinha de mandioca, queijos que sobravam, polvilho, leites e ovos para elaborar um pão que era servido aos portugueses. Após a mistura todos os ingredientes, a massa ia ao forno. Ou seja, não foi bem uma invenção, era um costume já bem popular naquele período. Na época, era comum consumir o alimento logo depois do almoço. Porém, a popularização do que viria a se tornar hoje o nosso pão de queijo vegano aconteceu apenas na década de 50. Foi nesse período que ele se conquistou o país todo.É mineiro mesmo?
Sim, o pai do nosso pão de queijo vegano é um trem mineiro. Tanto que a evolução da culinária mineira segue a mesma linha da história do pão de queijo. Nesse sentido, primeiro ocorre a transformação da goma da mandioca em polvilho doce ou azedo. A seguir, o leite, os ovos, a nata, a gordura de porco e a manteiga são introduzidos na culinária mineira. Por fim, ocorre a fabricação dos queijos. Juntos, todos esses ingredientes formavam o biscoito de goma, que, com o tempo, se transformou em nosso pãozinho de queijo.Tem pão de queijo vegano no mundo todo?
Não sei dizer ao certo se há pão de queijo vegano no mundo todo, mas o tradicional é até que bem conhecido mundialmente. Japão, América Latina, Europa e Estados Unidos importam o alimento, mas o consumo não é tão popular quanto é aqui. Inclusive, nossos vizinhos Colômbia, Argentina e Paraguai possuem receitas parecidas, mas o que difere é o formato. Alguns possuem a forma de nossas chipas, e outros, com o nome de pandebono, são um pouco mais achatados. Entretanto, por mais que existam receitas similares, nenhuma chega perto do nosso pãozinho tradicional. Na verdade, a versão que mais se aproxima é a nossa de pão de queijo vegano. Viaje por meio do paladar até Minas! Então, vamos ao passo a passo?Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.