Pudim sem açúcar: todo mundo ama!

5 from 1 vote
pudim sem açúcar

O pudim é uma das sobremesas favoritas dos brasileiros. Aliás, é minha também. Prático e saboroso, está na maioria dos restaurantes. Hoje, você vai conferir comigo uma versão saudável dessa receita: o pudim sem açúcar.

Talvez você esteja se perguntando como é possível fazer um pudim sem açúcar. Afinal, é um dos ingredientes principais dessa receita. Entretanto, te digo que não somente é possível como não perde em sabor para a receita com sacarose.

Sendo uma receita zero açúcar, dá pra repetir o prato inúmeras vezes sem culpa. Aqui em casa, por exemplo, eu geralmente faço como sobremesa no domingo e no mesmo dia acaba.

Primeiramente, falando da receita original, como vai muito açúcar no preparo, comecei a me preocupar com a saúde da minha família e decidi fazer a versão sugar free. Acredite ou não, todos amaram. Agora, não preciso ficar dando bronca em ninguém por estar comendo demais.

Quer aprender a fazer esse pudim? Então, vem comigo! Porém, vamos antes conhecer um pouquinho da história desse prato e como ele chegou ao nosso país?

Pudim zero açúcar

5 from 1 vote

Ingredientes
  

  • 2 e ½ xícaras de leite (600 ml)
  • 4 ovos
  • 1 xícara de leite em pó
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 3 colheres de sopa de xilitol

Para a calda

  • ½ xícara de adoçante culinário

Instruções
 

  • Adicione, em uma forma de pudim, o adoçante culinário. Leve ao fogo brando e mexa sempre até se dissolver completamente e a calda caramelizar. Com a calda ainda quente, espalhe pelas laterais da forma e deixe esfriar.
  • Coloque, em um liquidificador, o leite, o xilitol, os ovos, o leite em pó, a essência de baunilha e bata por 3 minutos.
  • Despeje a mistura do pudim na forma com a calda fria e cubra com papel alumínio. Coloque em banho-maria com a água já quente. Leve para assar no forno a 200 °C por 45 minutos.
  • Depois de esfriar, coloque a forma de pudim na geladeira por 4 horas.
  • Desenforme e é só servir!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Pudim salgado e doce?

Geralmente, no Brasil, ele é apenas um prato de sobremesa. De todo modo, a versão salgada faz sucesso em diversos países.

Há centenas de anos e ainda em algumas regiões atualmente, a palavra “pudding” refere-se a embutidos de carne. Isso porque ela vem do francês “boudin”, que tem origem no latim “botellus”, que significa “linguiça/salsicha”.

Entre os séculos XVIII e XIX, era comum o pudim ter como base a gordura de algum animal, presente na ração diária de membros da marinha real inglesa.

Na Escócia, por exemplo, leva vísceras de carneiro e farinha de aveia cozidas em um bucho de carneiro.

Foi na Grã-Bretanha que ele virou doce. Até então, vários pratos eram envolvidos por tripas ou outros tecidos de animais e preparados no banho-maria. Com o tempo, a população do país começou a chamar tudo quanto era prato que era preparado em banho-maria de pudding. Nisso, surgiu o chrismas pudding, ou pudim de natal, um bolo úmido que era cozido dentro de um tecido.

Entre as viagens dos marinheiros da Grã-Bretanha até Portugal, a palavra se instalou em diversos lugares e passou a se referir somente a sobremesas.

pudim sem açúcar

Entre idas e vindas, o pudim sem açúcar chegou

O pudim como conhecemos hoje é de origem portuguesa. Reza a lenda que um abade (monge) o inventou e que na época ele se recusava a dar a receita a qualquer um. Por mais que as pessoas tentassem, ninguém conseguia obter o mesmo resultado.

Após a sua morte, os ingredientes da receita chegaram ao grande público: gemas, água, açúcar e toucinho de porco eram o que fazia o Pudim de Priscos ser tão delicioso.

A receita típica com leite condensado surgiu apenas em 1930 no Brasil e, infelizmente, ninguém sabe ao certo quem teve a brilhante ideia de adicionar esse ingrediente.

Por fim, aqui, ele ganhou inúmeras versões, sendo a pudim sem açúcar a mais saudável de todas. Que tal fazê-lo com A Casa Encantada? Prometo, não vai se arrepender!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

6 respostas

  1. 5 stars
    Na receita tá mandando bater o açúcar culinário junto com os ingredientes, mas no vídeo tá mandando fazer a calda, qual é o certo, é usar o açúcar culinário pra bater ou fazer a calda, outra coisa, esse açúcar é líquido?

    1. Olá, Hélio, tudo bem? Ajustamos o passo a passo escrito. Pode seguir exatamente as instruções do vídeo que vai ficar perfeito. Além disso, utilizamos a versão líquida do xilitol sim. Obrigado pelo toque e, sempre que precisar, é só avisar. Novamente, obrigado pela ajuda!

    1. Olá, Walmir. É possível fazer adaptações, com certeza. Trazemos, aqui, sugestões – mas quem manda na receita é você. Compartilhe com a gente suas experimentações. Temos certeza de que vão ficar maravilhosas e todos vão amar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…