a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

Falafel frito perfeito – Desvendando os segredos

falafel tradicional - bolinho de grão de bico frito

Olá, pessoal! Estou muito animado para compartilhar com vocês hoje a minha obsessão culinária mais recente: o falafel. Se você ainda não teve a oportunidade de experimentar essa delícia, prepare-se para se apaixonar. Ele é uma tentação do Oriente Médio, feita de grão-de-bico ou favas moídas, misturadas com várias ervas e especiarias, depois moldadas em pequenas bolas ou discos e fritas até ficarem crocantes por fora e macias por dentro.

Tornou-se um lanche popular em todo o mundo, especialmente para aqueles que aderem a uma dieta vegetariana ou vegana. Mas não se engane, mesmo os amantes de carne se rendem ao sabor irresistível do falafel. E o melhor é que eles são relativamente simples de fazer em casa e podem ser personalizados de acordo com o seu gosto.

O que torna esse bolinho de grão de bico frito tão especial, além do sabor, é a textura. A crosta crocante por fora contrasta perfeitamente com o interior macio e cheio de sabor. E, embora seja tradicionalmente servido em um pão pita com salada e molho tahine, há muitas outras maneiras criativas de desfrutar esta delícia.

A história do falafel

A história exata do falafel é um pouco nebulosa, com vários países do Oriente Médio reivindicando a sua origem. Alguns acreditam que ele remonta aos tempos do Antigo Egito, enquanto outros sugerem que ele foi inventado no subcontinente indiano. Independentemente de onde ele realmente veio, o que sabemos com certeza é que ele se tornou um alimento básico em muitas dietas do Oriente Médio.

O falafel era tradicionalmente feito com favas, mas com o tempo, o grão-de-bico tornou-se o ingrediente mais comum, especialmente na versão que conhecemos hoje. Acredita-se que os cristãos coptas do Egito possam ter começado a usar grão-de-bico quando a carne era proibida durante certos feriados religiosos.

Hoje, o falafel é amado em todo o mundo e é frequentemente visto como um símbolo da cozinha do Oriente Médio. Ele é comido em sanduíches, saladas, pratos principais e até mesmo como aperitivo, tornando-o um alimento verdadeiramente versátil.

Os ingredientes de um bolinho de grão de bico perfeito

A beleza do falafel reside em sua simplicidade. Com apenas alguns ingredientes, você pode criar um lanche delicioso e satisfatório. Mas quais são os ingredientes de um falafel perfeito? Vamos descobrir.

Primeiramente, o ingrediente mais importante desse bolinho é o grão-de-bico. Você vai querer usar grão-de-bico seco e não enlatado, pois a textura e o sabor são muito superiores. E lembre-se: o segredo para um bom falafel é demolhar o grão-de-bico por pelo menos 24 horas antes de usá-lo.

Além do grão-de-bico, você precisará de ervas frescas como salsinha, coentro e endro. Essas ervas dão ao falafel seu sabor característico e cor verde vibrante. Para as especiarias, você pode usar cominho, coentro em pó, alho, pimenta caiena e sal.

Como fazer falafel em casa

Fazer falafel em casa pode parecer intimidante, mas na verdade é um processo bastante simples. Depois de embeber o grão-de-bico, você vai moê-lo em um processador de alimentos até que esteja bem triturado, mas não vire um purê. Em seguida, você vai adicionar as ervas, especiarias e farinha e processar até obter uma massa homogênea.

A próxima etapa é moldar a mistura em pequenas bolas ou discos. Este é o momento em que você pode personalizar o seu falafel. Se preferir um falafel mais crocante, faça discos finos. Se preferir um falafel mais macio, faça bolas maiores.

Depois de moldar o falafel, você vai querer deixá-lo descansar na geladeira por pelo menos uma hora. Isso ajudará a massa a firmar, o que será útil quando você for fritar ou assar.

receita de falafel frito

Falafel

Tempo de preparo: 45 minutos + tempo de demolha Rendimento: 30 bolinhos
Tempo de Preparação 15 minutes
Tempo para Cozinhar 30 minutes
Tempo Total 45 minutes
Course Acompanhamento, vegano
Cozinha Arábe
Quantidade 30 bolinhos

Ingredientes
  

  • 1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru
  • 1 dente de alho descascado
  • 1/2 xícara (de chá) de salsinha picada
  • 1/2 und cebola picada
  • 1 colher (de chá) de cominho em pó
  • 2 colher (de sopa) de suco de limão
  • 1/2 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (de sopa) de gergelim opcional
  • Sal a gosto
  • Óleo vegetal o suficiente para fritar

Instruções
 

  • Comece colocando o grão-de-bico de molho na água de um dia para o outro.
  • Escorra a água e lave os grãos. Coloque num processador de alimentos e adicione o alho, salsinha, cebola, cominho, suco de limão e sal. Bata até obter uma pasta, grosseiramente moída. Pare de bater de vez em quando e misture com uma espátula para que tudo fique bem misturado. Se precisar, acrescente água para formar uma pasta.
  • Transfira a mistura para uma tigela e acrescente o bicarbonato de sódio e o gergelim. Misture bem.
  • Cubra a tigela e leve a massa para descansar na geladeira por cerca de 1 hora. Isso fará com que a massa fique firme e facilite modelar os bolinhos.
  • Aqueça o óleo vegetal em uma panela funda o suficiente para cobrir os bolinhos.
  • Forme pequenas bolinhas com a massa, com tamanho aproximadamente de uma colher de sopa.
  • Frite os bolinhos em pequenos lotes por imersão até ficarem dourados e crocantes. Isso deverá demorar entre 4 e 7 minutos. Se os bolinhos ficarem marrons muito rápido, significa que o óleo estava muito quente, diminua o fogo.
  • Retire os falafels fritos e deixe escorrer em papel absorvente para remover o excesso de óleo.
  • Sirva ainda quente do jeito que preferir.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Assar versus fritar: A melhor maneira de cozinhar falafel

Uma das maiores decisões que você terá que tomar ao fazer falafel é se você vai fritar ou assar. Ambas as opções têm seus prós e contras, e a melhor para você realmente depende do seu gosto pessoal e das suas necessidades dietéticas.

Fritar é a maneira tradicional de cozinhar falafel e resulta em uma casca dourada e crocante. No entanto, fritar também pode ser mais calórico e menos saudável. Se você está tentando reduzir a ingestão de gordura, pode preferir assar o seu bolinho.

Assar o falafel resulta em um produto final mais leve e menos gorduroso. No entanto, pode ser difícil conseguir a mesma crosta crocante que você obtém ao fritar. A chave para um falafel assado crocante é usar bastante azeite e assar em alta temperatura.

Sugestões de servir

receita de falafel frito

Agora que você sabe como fazer falafel, é hora de decidir como servi-lo. Tradicionalmente, o falafel é servido em um pão pita com salada e molho tahine. No entanto, há muitas outras maneiras deliciosas de desfrutar do seu falafel caseiro.

Uma das minhas formas favoritas de servir falafel é em uma tigela de salada de grão-de-bico. Eu simplesmente coloco alguns bolinhos em cima de uma cama de salada de grão-de-bico com ingredientes frescos e crocantes como pepino, cebola roxa e tomate, rego com molho tahine. É uma refeição fácil, saudável e deliciosa.

Outra opção é fazer um wrap de falafel. Basta colocar algumas bolas de falafel em uma tortilha de trigo integral, adicionar alguns vegetais frescos e um pouco de molho e você terá um almoço ou jantar rápido e fácil.

O falafel é um alimento incrivelmente versátil e pode ser usado de várias maneiras criativas. Aqui estão algumas das minhas maneiras favoritas de usar falafel em minhas refeições.

Erros comuns ao fazer bolinho de grão de bico e como evitá-los

Todo cozinheiro caseiro sabe que, às vezes, as coisas não saem como planejado. Aqui estão alguns erros comuns que as pessoas cometem ao fazer falafel e como evitá-los.

Um erro comum é usar grão-de-bico enlatado em vez de seco. O grão-de-bico enlatado é muito úmido e pode fazer com que o seu bolinho se desfaça ao fritar. Sempre use grão-de-bico seco e deixe-o de molho por pelo menos 24 horas antes de usar.

Outro erro comum é não moer o grão-de-bico suficientemente. Você quer que o grão-de-bico esteja bem triturado, mas não purê. Se o grão-de-bico estiver muito moído, o seu falafel pode ficar pastoso.

Armazenamento e reaquecimento de falafel

O falafel é melhor quando consumido fresco, mas também pode ser armazenado e reaquecido para uso posterior. Para armazenar os bolinhos já fritos, deixe-o esfriar completamente e depois coloque-o em um recipiente hermético. Ele pode ser armazenado na geladeira por até uma semana ou no freezer por até três meses.

Para reaquecer o bolinho, você pode simplesmente colocá-lo no micro-ondas por um minuto ou dois. No entanto, para obter a melhor textura, eu recomendo reaquecê-lo no forno. Simplesmente coloque o falafel em uma assadeira e asse a 180°C por cerca de 10 minutos ou até que esteja quente.

Conclusão

E aí está – o guia definitivo para fazer o falafel perfeito em casa. Espero que este artigo tenha dado a você a confiança para experimentar esta deliciosa receita do Oriente Médio. Lembre-se, a chave para um bom bolinho de grão de bico está nos ingredientes e na técnica. Use grão-de-bico seco, ervas frescas e especiarias e certifique-se de moer o grão-de-bico na consistência certa. E, claro, não se esqueça de se divertir no processo! Feliz cozimento!

Agora que você já sabe como fazer falafel em casa, você está pronto para experimentar outras maneiras de usar a receita. Por exemplo, você pode usar o falafel como um recheio de panini. Outra opção deliciosa é enrolar essas bolinhas em uma tortilla de farinha e servi-las com alguma salsa picante, molho tahine ou até mesmo algum abacate guacamole; isso vai adicionar um toque de cremosidade e sabor. Você também pode servir o bolinho de grão de bico para acompanhar os seus sanduíches ou petiscos favoritos como quesadillas, pastelões e muito mais.

Ariana Pazzini

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Ariana Pazzini

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou da Receita?




Receitas pra você