Queijo Cottage Caseiro não é o mesmo que Ricota. Não mesmo!
Isso porque, a ricota é feita partindo do soro do queijo. Além disso, o processo é diferente do cottage que são grãos coalhados do próprio leite.
Então, mesmo a versão mais drenada (como a minha da foto) não é ricota. Inclusive, em alguns sites gringos chamam esta versão mais drenada de farm cheese.
O queijo cottage é uma das formas mais simples de queijo. Basta misturar leite e um ácido que os grânulos bonitos já se formam.
O processo é tão simples que é uma ótima oportunidade para levar as crianças para a cozinha e ensinar como se prepara um alimento. Nesse sentido, a mágica da transformação encanta os olhos das crianças.
Preparação do queijo cottage caseiro: qual leite usar?
Diferente do que se pensa, o queijo cottage caseiro pode ser feito com vários tipos de leite. Ou seja, desde o leite zero lactose até o leite cru.
Dessa forma, seu teor de gordura e tamanho dos grânulos talhados variam. No entanto, o cottage seco feito com leite desnatado vai ser muito mais magro que aquele cremosinho feito com a adição de creme de leite.
Se você ainda não deu o primeiro passo para preparar seus alimentos em casa, essa é a hora! Isso porque, o queijo cottage caseiro é muito fácil de fazer!
Como fazer queijo cottage caseiro?
Aqueça 1 litro de leite até que esteja morno (mesmo esquema do Iogurte, se tiver um termômetro entre 80-90°C).
Em seguida, adicione 90 ml de suco de limão fresco e mantenha aquecido no fogo baixo por 5 minutos. Retire do fogo e mexa delicadamente até que o leite comece a talhar.
Depois de frio, despeje em uma peneira forrada por uma gaze, fralda ou algum pano limpo bem fininho e deixe descansar por uma hora.
Seu cottage está pronto! Neste ponto, você terá aqueles grânulos bem molhadinhos. Porém, se quiser drenar um pouco mais como eu fiz, amarre o pano no alto deixando dessorar por 4 horas em temperatura ambiente ou por uma noite dentro da geladeira.
A minha traquitana para esta experiência foi amarrar meu paninho em uma colher de pau e deixar pendurado dentro de uma vasilha para não cair soro por toda a minha geladeira. Deixei a noite toda e ele ficou assim bem sequinho!
Partindo disso, você pode adicionar creme de leite para ele ficar bem cremosinho, ou consumir como está.
O queijo cottage é muito versátil. Nesse sentido, tem quem tempere o leite com sal antes mesmo de adicionar o ácido. No entanto, eu prefiro temperar depois de pronto!
Aprenda fazer queijo Cottage cremoso, clique aqui
Como usar na cozinha
Amo temperado com ervas, sal e azeite para comer com torradas. Para recheios, adiciono creme de leite e bato até ficar cremoso.
Inclusive, com geléia ou compotas de frutas e mel é uma sobremesa sensacional. Com abóbora assada é de comer rezando. Isso porque, seu sabor é tão leve que dá para usar em muitas preparações!
Esta preparação além de super fácil é muito econômica! Nesse sentido, um potinho de 200 g no mercado está próximo de R$8,00. Com 1 litro de leite de caixinha integral você consegue aproximadamente 300 grs de queijo cottage caseiro.
Se você optar por fazer com o leite desnatado poderá precisar de mais ácido. Então, coloque a quantidade de limão da receita. E, no caso não coalhar o leite, adicione mais um pouco de limão. Devagar para não ficar muito ácido. Da mesma forma, o leite cru precisa de menos ácido!
Li em algum lugar que você pode utilizar vinagre no lugar do limão. Aliás, testei muito tempo atrás e realmente o sabor não se altera, faço com limão pois tenho disponível!
Você pode manter seu queijinho por até 1 semana na geladeira.
Procurando receitas para utilizar seu queijo cottage caseiro? Dê uma olhada nestas receitas:
- Pão de batata super fofinho que recheado com Ricotta ganha um recheio delicioso!
- Bolo Cremoso de Fubá
- Que tal cobrir seu hambúrguer caseiro com este queijinho delicioso?
- Pimentão recheado e assado no forno
- Pão com queijo – colorindo o café da manhã!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
51 respostas
Bom dia, so quero perguntar se confirmam a temperatura do leite em 80/90 graus (Fahrenheit ou Celsius?), Eu estou começando agora a fazer queijinhos em casa, para uso pessoal, e nos primeiros 2 testes esquentei o leite somente até 40ºC. O meu objetivo é “salvar” os lactobacilos vivos que, por ventura, ainda, existam no leite. Estou errado? Grato. Giorgio
Giorgio, Celsius!
Adorei o post e vou fazer o meu pra ver no que vai dar. Vi uma nutricionista indicando usar esse soro no lugar da água na hora de preparar um suco natural de frutas, ainda não fiz, mas parece que funciona e não fica com o gosto azedo do limão.
Olá Ana tudo bem?eu pesquisei como consertar um contagem,e infelizmente não achei!mas talvez bocê possa me ajudar por favor!
Já tentei tempos atrás fazer contagem e acertei ,mas agora tentei 2vezes e não consegui!
Perdi 4 ltitros de leite!Ele não talhou
Como faço para corrigir e não perder esse leite!esoero ansiosa seu retorno e desde já agradeço!abraços Glau!!!
Glau, volta ao fogo por mais uns minutos
Guria, te adorei!!!
Tbm sigo a Raiza da DulceDelight, super amooo ela!
Bah adorei a receitinha de cottage, estava no pinterest e cai aqui, já tô amando!!! Sucesso, e virei fã *)
<3 <3 <3 <3
Vou experimentar a receita! Parece-me muito bom.
Com o soro faça o que em Portugal se chama requeijão e que é muito parecido com ricota. Tem de se voltar a ferver o soro e ele separa-se numa massa e liquido… Procure a receita nos sites portugueses. É fácil. A única diferença é que geralmente o nosso queijo fresco é foito com coágulo de origem animal e não vinagre ou limão. Mas penso que não há problema.
<3 <3 <3 obrigado pela dica! Amei e vou tentar!!!
Olá querida, amei sua receita, não tinha ideia de como é simples de fazer e bem parecido com a coalhada seca feita por libaneses
Só que o processo para calhar o leite eu aprendi e faço diferente, bom achei ótimo o seu post e muito fácil, vou fazer ?
E quanto ao soro, eu uso para tomar em jejum, é um excelente diurético, eu tomo gelado, bjos
No convento as freiras usavam o soro do leite, que sobrava da feitura do queijo, na massa do pão caseiro.
Minha vó fazia essa receita, mas chamamos de Kässchmier, é muito bom!
Parabéns pela receita. Com o soro eu faço pão, usando os seguintes ingredientes: Duas Xícaras (chá) do soro de leite, 1/2 xícara (chá) de óleo, 1 ovo, 1/2 colher (sopa) de sal, 2 colheres (sopa) açúcar, 1 envelope (10g) fermento biológico, e farinha de trigo. Batendo no liquidificador todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo, por cerca de 5 minutos. Depois colocar o liquido batido em uma tigela grande e vou adicionando a farinha aos poucos até ficar no ponto (ela solta das mãos com facilidade e mantém umidade), depois coloco em uma assadeira pincelada com óleo (bem pouco) e colocar num forno pré-aquecido à 220°C por 10 min, o pão fica pronto em torno de 20-30 min, mas pode variar dependendo do tamanho do pão feito.
<3 <3 obrigado pela dica!
Um achado esse post…vou dar umas procuradas mais. E parabéns por ser tudo tão bem explicadinho.
<3 <3 <3 obrigado!
Boa noite, otima dica, seria legal se conseguisse incluir a tabela nutricional para os que contam os Macros.
Acabei de fazer o meu é ficou ótimo! Obrigada pela receita. Também estava com pena de jogar o soro fora e voltei aqui pra ver se você tinha dado dica de como utilizar e vi que também é um dúvida sua haha. Já experimentou em algo?
Ary xará! Que alegria receber seu comentário!
Esqueci de fazer o update no post! Para o pão de soro ficou fantástico, não restou nenhuma acidez! A receita está aqui no blog, procure por pão de whey! Um beijo e volte sempre!
Amei. Obrigada pelas dicas. Super certas.
Ok Ariana…. Obrigada!! Também pensei isto depois… Fiz exatamente o que vc comentou e, de fato, tirou o excesso de azedinho….! Gd abraço!
Eba!!! Fico feliz que deu certo!
Oi Ariana, fiz o queijo pela primeira vez… Mas ficou ainda com um gosto meio forte do limão, embora a textura tenha ficado ótima… O que posso ter feito errado? Abs, Sandra
Sandra, o meu tem este gostinho quando dissoro bastante, mas você pode lavar o seu para tirar um pouco a acidez, com ele ainda no tecido que escorreu coloque em uma vasilha com água, passe um pouco de água por ele e volte a drenar a agua apertando um pouquinho!
Hoje fiz meu primeiro queijo fresco ; ainda não está pronto. Procurando as receitas achei seu blog e adorei suas dicas. Também fiquei com a mesma dúvida: o que fazer com o soro? Achei neste site abaixo boas sugestôes,
https://docedieta.com/saude/o-que-fazer-com-o-soro-do-leite-whey/
Muuuuito obrigado por compartilhar! ?
Gostei muito. Eu pensei que teria de utilizar algum ingrediente difícil de encontrar em mercados, mas é muito simples mesmo como você disse. Procurei o que fazer com o soro, tem muitas opções, mas não tenho certeza de quais dão certo, a unica que vi que eu sei que não tem como dar errado principalmente com este soro mais ácido é marinar carnes com esse soro e temperos da sua preferência.
Tenho que expplorar mais as formas de usar este soro tão valioso! Usei em pães e dá uma maciez fantástica, o azedinho alias desaparece!
Sobre o soro…Costumo hidratar o trigo para fazer quibe! Fica muito gostoso! Ou umedecer o pão amanhecido p fazer almôndegas! A outra coisa que eu fiz, é hidratar a proteína de soja, antes do preparo do prato. Já usei tb para torta de liquidificador e para fazer polenta. Nestes 2 casos, a torta e a polenta ficam quebradiços , mas aproveitáveis! Bom apetite!
Amei sua receita. .. Quando fazemos as coisas com amor o resultado é esse ..
Acredito que o soro pode ser colocado para fazer um bolo de fuba ,nada Light mas gostoso …
❤❤❤❤❤ Eu ando apaixonada nas possibilidades do soro! Fiz um pão que a maciez é incrível!!! Boa ideia, estou faz dias desejando um bolo de fubá, daqueles quentinhos por não dar tempo de esperar esfriar, vou testar!
Olá, gostei muito do seu blog e das suas receitas, parabéns! Sobre aproveitar o soro: você conhece o Kefir? Eu faço o cottage ou cream cheese do seu jeito, só que com o Kefir , que é o leite fermentado com lactobacilos, de ação probiótica. O soro do Kefir tambem é um pouco acido, chama-se kefiraride, fica ótimo adoçado com gelo, ou batido com fruta.
Eu estoou atrás do Kefir faz um tempão! Uma maravilha o soro fermentado! Probiotico sempre me surpreende positivamente!
Ando bem apaixonada por fermentação! Oh coisa maravilhosa! Obrigado pela dica, quando tiver meu kefir vou tentar!
Bom dia! Procurando receitas de requeijão cremoso caseiro e te achei, me apaixonei de primeira, como fui criada na roça com vaca leiteira, sinto falta das comidas saudáveis e naturais ( um dia saio da cidade e volto pra casa?). Então eu tomo o soro puro gelado( mesmo azedinho) ele é carregado de proteínas (uma espécie de Whey proteína natural). Um abraço.
Procurando como fazer tomates pelados para ter sempre a mão, encontrei seu site. Já dei uma boa passeada por ele e adorei!!! Parabéns pela didática e pelas dicas maravilhosas! Já virei sua fã!
Ahhhhhh que linda! ❤️❤️❤️❤️❤️ Volte sempre, pegue uma cadeira e vamos prosear! Sempre muito bom receber comentários fofos assim! Um beijo!
Amei seu blog e a receita do queijo vou fazer.
Eba!!!! Me conta depois se aprovou! Beijos!
O soro eu aprendi a guardar e colocar no feijão, conforme orientação da Pati Feldman….se bem que é soro de iogurte, não deve ter diferença para esse do Cottage, não?
Amo sua pagina…é sensacional
Ahhh que linda, fico muito feliz que gosta! É um grande prazer “ler” isso! ❤️ A diferença do soro do iogurte para este é que é muito ácido! O do iogurte sempre uso na receita de pão que já publiquei aqui e é sensacional a maciez que dá, fico aqui imaginando se dará certo com tanto limãozinho! Mas vou tentar mesmo assim! Se der certo conto aqui! Beijo
Mais um post lindo e completíssimo. Parabéns minha amiga!!!