Receita de nhoque de batata caseiro

NHOQUE CASEIRO DE BATATA

Fazer uma massa totalmente do zero em casa pode parecer um grande desafio para quem nunca teve esse tipo de experiência. Porém, o nhoque caseiro não se compara com industrializados que compramos em supermercados. Então, para tirar todas as suas dúvidas, veja a seguir uma receita de nhoque de batata perfeita e muito simples. Além disso, confira várias dicas para obter resultados ainda melhores e mais saborosos.

 

Diferenças entre massa fresca e massa seca

Basicamente, nós podemos diferenciar a massa seca e a massa fresca pelo modo de preparo da mesma. A massa seca é preparada através de uma receita que leva farinha de trigo e água. Aliás, ela tem diversos tipos e formatos. Geralmente, são encontradas em supermercados, com uma maior data de validade e acabam rendendo muito. São perfeitas para momentos em que precisamos preparar uma grande quantidade.

Entretanto, a massa fresca é feita com semolina de trigo (parte mais nobre do trigo) e ovos. Elas são preparadas artesanalmente. Sobretudo, por terem um prazo de validade mais curto, devem ser mantidas sempre sob refrigeração devido a sua umidade. Elas são mais macias e leves em comparação com as massas secas. Além disso, absorvem melhor o molho e tem a coloração mais forte.

Outra diferença é o tempo de cozimento. Já que a massa fresca leva um tempo menor de cozimento, evite deixá-la na panela o mesmo tempo que deixaria uma massa seca de supermercado.

Receita de nhoque de batata caseiro

Nhoque caseiro de Batata

Receita leve e saborosa, é perfeita para servir em um almoço ou jantar.
Tempo de Preparação 1 hr
Tempo Total 1 hr
Course almoço, jantar

Equipamento

  • panela
  • escumadeira
  • assadeira

Ingredientes
  

  • 1,5 kg batata asterix
  • 2 xícaras (chá) farinha de trigo
  • 2 gemas de ovos
  • sal a gosto

Instruções
 

  • Lave, descasque ecorte as batatas em pedaços grandes, de cerca de 4 cm.
  • Cozinhe com água. Ao ferver, adicione 1 e 1/2colher (de sopa) de sal.
  • Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, até ficarem macias.
  • Escorrabem a água e passe as batatas por um espremedor. Caso não tenha, utilize um garfo.
  • Após resfriar um pouco, acrescente a farinha de trigo com a ajuda de uma peneira aos poucos, não coloque toda a quantidade de uma só vez. Misture bem com as mãos.
  • Adicione as gemas de ovo e amasse bem. Aos poucos, adicione o restante da farinha, amassando bem com as mãos, até dar o ponto de enrolar (a bolinha não grudar em sua mão).
  • Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Assim que aágua ferver, misture 1 colher (de sopa) de sal.
  • Enquanto a água ferve, polvilhe a bancada e duas assadeiras (untadas com óleo) com farinha.
  • Modele os nhoques com cerca de 2 cm cada. Transfira para asassadeiras polvilhadas.
  • Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 20 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície.
  • Retire os nhoques com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo.
  • Cozinhetodos os nhoques e sirva a seguir com o molho de sua preferência.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Para desfrutar de um prato incrível, faça também um molho de tomate caseiro. Pois a receita fica ainda mais saborosa quando usamos esse molho ao invés do industrializado.

Como evitar que o nhoque grude?

Antes de mais nada, ao preparar uma receita de nhoque de batata, uma das dicas para um não grudar no outro é usar muita água e uma panela consideravelmente grande. Além disso, a água já deve estar fervendo quando você colocar o nhoque na panela.

Em hipótese alguma adicione azeite ou algum tipo de óleo na água de cozimento de sua massa. Porque isso fará com que elas fiquem com uma camada de óleo em volta das mesmas. E assim o molho não irá conseguir aderir de maneira homogênea.  

Dicas para melhorar sua receita de nhoque de batata

Para manter o nhoque ainda mais saboroso, uma dica que ouvi de um chef de cozinha foi: “mantenha a água das suas massas salgadas como o mar”. Portanto, coloque o sal na água e experimente, pois não existe uma medida perfeita para a quantidade de sal. Em contrapartida, jamais tente colocar o sal diretamente na massa após o término do seu cozimento, pois o sal não irá se distribuir de maneira homogênea.

Além disso, caso coloque a batata para cozinhar em água já quente, ela irá mudar sua textura, portanto, sempre a coloque em água fria com sal e em seguida leve ao fogo. Seu cozimento estará finalizado quando a batata estiver macia, não desmanchando. A batata começa a desmanchar quando está com muita água e isso não é o ideal para a receita.

Além disso, para fazer o purê, jamais use um processador de alimentos, dê preferência ao uso de garfo ou outro equipamento manual que preferir, como um amassador ou espremedor de batatas.

Ao adicionar a farinha, evite colocar grandes quantidades de uma só vez. Com a ajuda de uma peneira, coloque a farinha aos poucos. Caso a massa esteja grudando em suas mãos, coloque um pouco mais de farinha.

Outra dica para preparar a receita de nhoque de batata perfeita é coloca-los em um pano de prato. Assim, no momento do cozimento, basta despejar o nhoque diretamente na água com a ajuda do pano. Isso evita seja necessário manusear a massa e ela perca o formato desejado.

Coloque os pratos que for utilizar dentro do forno, na menor temperatura possível, e deixe por alguns minutos. Manter os pratos quentes fará com que a massa, ao ser servida, demore um pouco mais para esfriar.

Melhores ferramentas para fazer nhoque de batata

Você pode utilizar uma espátula raspador de inox para ajudar a misturar a farinha com o purê os ovos e ainda para cortar a massa de maneira mais simples.

Além disso, para ajudar a molda-la, ao invés do garfo é possível utilizar a tábua para nhoque e uma nhoqueira manual de plástico para formar rolinhos de massa com o mesmo diâmetro.

Faça em lote, congele e economize

Para congelar, prepare a quantidade desejada, distribua os nhoques ainda crus em uma assadeira. Leve ao congelador e aguardepor 1 hora até que eles endureçam. Depois, basta transferi-los para um saquinho hermético e manter no congelador por até dois meses.

Para usa-los, não é necessário realizar o descongelamento ou algo do tipo, basta tirar o saquinho do congelador e colocar o nhoque diretamente na panela com água fervente, com uma pitada de sal.

Para mais dicas de congelamento, basta consultar o Manual do Congelamento de nhoque.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Receita de nhoque de trigo | A casa encantada
  2. Pingback: Receita de nhoque de mandioca | A casa encantada
  3. Pingback: Receita de nhoque low carb de ricota e espinafre | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…