Dicas para cozinhar macarrão e + 8 receitas

macarrão com ervilhas e presunto

Cozinhar macarrão para o almoço de domingo é uma tradição. Nesse sentido, é até indispensável para algumas pessoas.

Prático, fácil e muito saboroso. Cozinhar macarrão é uma ótima alternativa para dias preguiçosos em que não queremos gastar muito tempo na cozinha. Ou, quando queremos demonstrar o melhor dos nossos dotes culinários preparando aquela receita incrível.   

A receita para o preparo da massa vem sempre atrás da embalagem do macarrão. Dessa forma, a tarefa de cozinhar macarrão é algo simples.

Porém, os detalhes durante o preparo determinam o resultado final da sua receita. Então, veja a seguir algumas dicas para preparar da melhor maneira seu macarrão. Além disso, confira receitas incríveis para te inspirar.  

prato de macarrão

Precisa ferver a água para cozinhar macarrão?  

Para o correto cozimento, o ideal é que você adicione o macarrão em água fervente. Portanto, o primeiro passo para fazer o macarrão perfeito é colocar água suficiente em uma panela. Depois, deixa-a no fogo alto até que esteja fervendo. Após isso, adicione o macarrão.  

O macarrão cru já está em temperatura ambiente. Nesse sentido, consequentemente irá reduzir a temperatura da água na panela. Portanto, se a água não estiver suficientemente quente levará ainda mais tempo para cozinha-lo.  

Uma dica é colocar o macarrão em água fervente e tampar a panela para reter o calor deixando uma pequena brecha. Então, quando a água estiver fervendo novamente, retire a tampa.  

Não coloque óleo durante o cozimento 

Essa prática é utilizada para talvez fazer com que os pedaços de macarrão não grudem uns nos outros. Ou ainda, no fundo da panela. Porém, o que garante um macarrão soltinho não é óleo. Para isso, mexa com uma colher ou garfo o macarrão várias vezes durante o cozimento para evitar que isso ocorra 

Utilizar óleo fará com que a massa fique untada e o molho tenha mais dificuldade de aderir a mesma. A única exceção para utilizar óleo durante o cozimento é para massas recheadas. Pois, o óleo impede o atrito e evita que elas abram. Porém, utilizar muita água também é uma alternativa incrível.  

Utilize a quantidade certa de água para cozinhar macarrão

Caso a quantidade de água seja menor que a recomendada, o macarrão poderá não ter o ponto perfeito. Isso porque, pouca água fará com que ele não cozinhe e fique cru. Além disso, as chances de o macarrão grudar é muito maior quando há pouca água na panela durante o cozimento. Até porque,  a massa praticamente dobra de tamanho durante o cozimento.   

Para saber a quantidade de água correta a ser utilizada em sua receita, leia as instruções de cozimento que estão na parte de trás da embalagem do macarrão. Geralmente, o recomendado é utilizar  3 litros de água por cada 250 gramas de macarrão.

Use panelas leves 

Para facilitar o manuseio, prefira panelas mais leves. Assim, você não terá tanto trabalho para escorrer a massa. Além disso, escolha panelas fundas que possuem bordas altas para evitar que a água fervente não espirre em você ou em seu fogão.  

Esse é o momento de utilizar as suas maiores panelas para cozinhar macarrão. Assim, conseguirá colocar a quantidade certa de água para o cozimento. Porém, se quer fazer pequenas quantidades, é uma boa opção investir em uma panela com escorredor, perfeita para quantidades pequenas.  

E que tal usar a panela de pressão?  É possível fazer um delicioso macarrão parafuso de panela de pressão, rápido e fácil.  

Quando colocar sal no macarrão: no cozimento ou após cozido?  

refeição completa

Para garantir que o sabor esteja homogêneo, o ideal é que você adicione o sal na água do cozimento. Isso poque, quando colocamos sal no macarrão já cozido, o sal não irá se espalhar perfeitamente na massa. Ou seja, terá partes muitos salgadas, enquanto outras estarão completamente sem sal.  

Utilize uma medida de 1 e 1/2 colher de sopa de sal para cada 1/2 quilo de massa.  

Não descongele massas antes de leva-las ao fogo 

Se você está preparando alguma massa recheada congelada ou qualquer outro tipo que esteja no seu congelador, não é necessário descongela-la. Retire-a do congelador e leve diretamente para a água fervente.  

Cozinhar macarrão: de olho na panela!

Uma dica para evitar que a massa fique muito mole e grudenta é experimenta-la ao longo do preparo. Principalmente, antes de retirar a água.

A textura ideal é al dente: cozida, mas firme. Pois, se a massa ficar muito mole, ela pode grudar uma na outra mesmo após o cozimento e ficara muito pesada. Além disso, outro parâmetro de cozimento é que massas recheadas sobem a superfície e começam a flutuar quando estão prontas.  

Quando for cozinhar o macarrão para a sua receita, utilize o timer para se lembrar do momento mais propicio para escorrer a água. Deixar o macarrão cozinhando e ir fazer outras tarefas é bem comum. No entanto, são nessas situações que ele passa do ponto.  

Além disso, após desligar o fogo, escorra imediatamente o macarrão. Mesmo com o fogo desligado, a água quente da panela continuará o cozinhando.  

Massa fresca leva em torno de dois ou três minutos para cozinhar, por ser mais rápido que outro tipo de massa, fique atento.   

Deixe sempre o molho preparado 

pote com molho

Um dos maiores problemas que pessoas enfrentam para cozinhar macarrão é a massa começar a grudar após o término do cozimento. Há quem adicione azeite de oliva ou manteiga para evitar que isso ocorra. Porém, a melhor alternativa é já ter o molho pronto e adiciona-lo a massa em seguida.  

Jamais quebre a massa para cozinhar macarrão

Como já dizia um grande amigo meu: toda vez que uma massa de macarrão é quebrada, uma vovó italiana fica triste. Ao colocar o macarrão espaguete inteiro na panela, geralmente uma parte fica para fora. Vá mexendo com uma colher aos poucos e ele caberá por completo na panela.  

O que fazer com a massa que sobrou?  

refeições congeladas - macarrão em minutosrefeições congeladas - macarrão em minutos
refeições congeladas – macarrão em minutos

Se você perceber que preparou muito macarrão, reserve o mesmo sem o molho e guarde em sua geladeira. No dia seguinte, ferva água, coloque o macarrão por pouco tempo (apenas para aquecer) e escorra.  Você também pode congelar o macarrão

Guarde um pouco da água de cozimento quando for cozinhar macarrão

Antes de escorrer completamente o macarrão, retire um pouco da água do cozimento. Isso porque, essa água tem amido e pode melhorar muito o seu molho, fazendo com que o molho e a massa combinem mais.  

Uma dica é colocar a massa drenada de volta na panela, adicionar o molho e a água que foi retirada durante o cozimento. Deixe no fogo por alguns minutos e sirva quente. O Bolonhesa vegano pode ser preparado dessa maneira.

Outras dicas de molho para massas:

Molho bolonhesa para macarrão 

receita tradicional de molho à bolonhesa

Molho branco 

como congelar molho branco

JAMAIS lave a massa 

Algumas pessoas, ao escorrer a água de cozimento, aproveitam o momento para “lavar” a massa, colocando mais água no escorredor. Isso, leva embora todo o amido que deixa o macarrão e muito do sabor e consistência será perdido.  

8 receitas de macarrão para aplicar nossas dicas:

Agora que você já sabe como preparar perfeitamente uma passa, confira algumas receitas. Clique no link para se inspirar: 

1 – Farfale com ervilhas e bacon 

farfalle com bacon, ervilha e ovos super cremoso

2 – Sopa de legumes, carne e macarrão 

Receita simples de sopa de músculo, legumes e macarrão padre nosso

3 – Salada de macarrão 

Salada de macarrão

4 – Macarrão ao molho branco 

Como fazer macarrão ao molho branco congelado para a semana

5 – Macarrão oriental 

Macarrão oriental com frango e legumes

6 – Macarrão com presunto e queijo

receita de macarrão com ervilhas e presunto

7 – Penne ao molho de queijo e salsinha 

Penne ao molho de queijo e salsinha 
 

 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

12 respostas

  1. Pingback: 7 dicas para tornar o freezer o herói da sua cozinha
  2. Pingback: Receita de nhoque de trigo | A casa encantada
  3. Pingback: Lo mein: o que você precisa para fazer macarrão asiático salteado
  4. Pingback: 21 dicas para melhorar suas habilidades na cozinha | A casa encantada
  5. Pingback: Como Salvar Tempo na Cozinha | A casa encantada
  6. Pingback: Como fazer manteiga de coco - receita vegana | A casa encantada
  7. Pingback: Como substituir o ovo das suas receitas | A casa encantada
  8. Pingback: Batata Doce Chips - Na cozinha dazamigas | A casa encantada
  9. Pingback: Bolo de Banana Vegano - Receita fácil e nutritiva | A casa encantada
  10. Pingback: Receita de saladas verdes para comer um dia na praia
  11. Pingback: As 5 melhores receitas de bolo de fubá | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…