Cozinhar macarrão para o almoço de domingo é uma tradição. Nesse sentido, é até indispensável para algumas pessoas.
Prático, fácil e muito saboroso. Cozinhar macarrão é uma ótima alternativa para dias preguiçosos em que não queremos gastar muito tempo na cozinha. Ou, quando queremos demonstrar o melhor dos nossos dotes culinários preparando aquela receita incrível.
A receita para o preparo da massa vem sempre atrás da embalagem do macarrão. Dessa forma, a tarefa de cozinhar macarrão é algo simples.
Porém, os detalhes durante o preparo determinam o resultado final da sua receita. Então, veja a seguir algumas dicas para preparar da melhor maneira seu macarrão. Além disso, confira receitas incríveis para te inspirar.
Precisa ferver a água para cozinhar macarrão?
Para o correto cozimento, o ideal é que você adicione o macarrão em água fervente. Portanto, o primeiro passo para fazer o macarrão perfeito é colocar água suficiente em uma panela. Depois, deixa-a no fogo alto até que esteja fervendo. Após isso, adicione o macarrão.
O macarrão cru já está em temperatura ambiente. Nesse sentido, consequentemente irá reduzir a temperatura da água na panela. Portanto, se a água não estiver suficientemente quente levará ainda mais tempo para cozinha-lo.
Uma dica é colocar o macarrão em água fervente e tampar a panela para reter o calor deixando uma pequena brecha. Então, quando a água estiver fervendo novamente, retire a tampa.
Não coloque óleo durante o cozimento
Essa prática é utilizada para talvez fazer com que os pedaços de macarrão não grudem uns nos outros. Ou ainda, no fundo da panela. Porém, o que garante um macarrão soltinho não é óleo. Para isso, mexa com uma colher ou garfo o macarrão várias vezes durante o cozimento para evitar que isso ocorra.
Utilizar óleo fará com que a massa fique untada e o molho tenha mais dificuldade de aderir a mesma. A única exceção para utilizar óleo durante o cozimento é para massas recheadas. Pois, o óleo impede o atrito e evita que elas abram. Porém, utilizar muita água também é uma alternativa incrível.
Utilize a quantidade certa de água para cozinhar macarrão
Caso a quantidade de água seja menor que a recomendada, o macarrão poderá não ter o ponto perfeito. Isso porque, pouca água fará com que ele não cozinhe e fique cru. Além disso, as chances de o macarrão grudar é muito maior quando há pouca água na panela durante o cozimento. Até porque, a massa praticamente dobra de tamanho durante o cozimento.
Para saber a quantidade de água correta a ser utilizada em sua receita, leia as instruções de cozimento que estão na parte de trás da embalagem do macarrão. Geralmente, o recomendado é utilizar 3 litros de água por cada 250 gramas de macarrão.
Use panelas leves
Para facilitar o manuseio, prefira panelas mais leves. Assim, você não terá tanto trabalho para escorrer a massa. Além disso, escolha panelas fundas que possuem bordas altas para evitar que a água fervente não espirre em você ou em seu fogão.
Esse é o momento de utilizar as suas maiores panelas para cozinhar macarrão. Assim, conseguirá colocar a quantidade certa de água para o cozimento. Porém, se quer fazer pequenas quantidades, é uma boa opção investir em uma panela com escorredor, perfeita para quantidades pequenas.
E que tal usar a panela de pressão? É possível fazer um delicioso macarrão parafuso de panela de pressão, rápido e fácil.
Quando colocar sal no macarrão: no cozimento ou após cozido?
Para garantir que o sabor esteja homogêneo, o ideal é que você adicione o sal na água do cozimento. Isso poque, quando colocamos sal no macarrão já cozido, o sal não irá se espalhar perfeitamente na massa. Ou seja, terá partes muitos salgadas, enquanto outras estarão completamente sem sal.
Utilize uma medida de 1 e 1/2 colher de sopa de sal para cada 1/2 quilo de massa.
Não descongele massas antes de leva-las ao fogo
Se você está preparando alguma massa recheada congelada ou qualquer outro tipo que esteja no seu congelador, não é necessário descongela-la. Retire-a do congelador e leve diretamente para a água fervente.
Cozinhar macarrão: de olho na panela!
Uma dica para evitar que a massa fique muito mole e grudenta é experimenta-la ao longo do preparo. Principalmente, antes de retirar a água.
A textura ideal é al dente: cozida, mas firme. Pois, se a massa ficar muito mole, ela pode grudar uma na outra mesmo após o cozimento e ficara muito pesada. Além disso, outro parâmetro de cozimento é que massas recheadas sobem a superfície e começam a flutuar quando estão prontas.
Quando for cozinhar o macarrão para a sua receita, utilize o timer para se lembrar do momento mais propicio para escorrer a água. Deixar o macarrão cozinhando e ir fazer outras tarefas é bem comum. No entanto, são nessas situações que ele passa do ponto.
Além disso, após desligar o fogo, escorra imediatamente o macarrão. Mesmo com o fogo desligado, a água quente da panela continuará o cozinhando.
Massa fresca leva em torno de dois ou três minutos para cozinhar, por ser mais rápido que outro tipo de massa, fique atento.
Deixe sempre o molho preparado
Um dos maiores problemas que pessoas enfrentam para cozinhar macarrão é a massa começar a grudar após o término do cozimento. Há quem adicione azeite de oliva ou manteiga para evitar que isso ocorra. Porém, a melhor alternativa é já ter o molho pronto e adiciona-lo a massa em seguida.
Jamais quebre a massa para cozinhar macarrão
Como já dizia um grande amigo meu: toda vez que uma massa de macarrão é quebrada, uma vovó italiana fica triste. Ao colocar o macarrão espaguete inteiro na panela, geralmente uma parte fica para fora. Vá mexendo com uma colher aos poucos e ele caberá por completo na panela.
O que fazer com a massa que sobrou?
Se você perceber que preparou muito macarrão, reserve o mesmo sem o molho e guarde em sua geladeira. No dia seguinte, ferva água, coloque o macarrão por pouco tempo (apenas para aquecer) e escorra. Você também pode congelar o macarrão.
Guarde um pouco da água de cozimento quando for cozinhar macarrão
Antes de escorrer completamente o macarrão, retire um pouco da água do cozimento. Isso porque, essa água tem amido e pode melhorar muito o seu molho, fazendo com que o molho e a massa combinem mais.
Uma dica é colocar a massa drenada de volta na panela, adicionar o molho e a água que foi retirada durante o cozimento. Deixe no fogo por alguns minutos e sirva quente. O Bolonhesa vegano pode ser preparado dessa maneira.
Outras dicas de molho para massas:
Molho bolonhesa para macarrão
Molho branco
JAMAIS lave a massa
Algumas pessoas, ao escorrer a água de cozimento, aproveitam o momento para “lavar” a massa, colocando mais água no escorredor. Isso, leva embora todo o amido que deixa o macarrão e muito do sabor e consistência será perdido.
8 receitas de macarrão para aplicar nossas dicas:
Agora que você já sabe como preparar perfeitamente uma passa, confira algumas receitas. Clique no link para se inspirar:
1 – Farfale com ervilhas e bacon
2 – Sopa de legumes, carne e macarrão
3 – Salada de macarrão
4 – Macarrão ao molho branco
5 – Macarrão oriental
6 – Macarrão com presunto e queijo
7 – Penne ao molho de queijo e salsinha
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
12 respostas
Adoro fazer macarrão ao molho branco! Perfeito para congelar!