Dicas para cozinhar macarrão e + 8 receitas

macarrão com ervilhas e presunto

Cozinhar macarrão para o almoço de domingo é uma tradição. Nesse sentido, é até indispensável para algumas pessoas.

Prático, fácil e muito saboroso. Cozinhar macarrão é uma ótima alternativa para dias preguiçosos em que não queremos gastar muito tempo na cozinha. Ou, quando queremos demonstrar o melhor dos nossos dotes culinários preparando aquela receita incrível.   

A receita para o preparo da massa vem sempre atrás da embalagem do macarrão. Dessa forma, a tarefa de cozinhar macarrão é algo simples.

Porém, os detalhes durante o preparo determinam o resultado final da sua receita. Então, veja a seguir algumas dicas para preparar da melhor maneira seu macarrão. Além disso, confira receitas incríveis para te inspirar.  

prato de macarrão

Precisa ferver a água para cozinhar macarrão?  

Para o correto cozimento, o ideal é que você adicione o macarrão em água fervente. Portanto, o primeiro passo para fazer o macarrão perfeito é colocar água suficiente em uma panela. Depois, deixa-a no fogo alto até que esteja fervendo. Após isso, adicione o macarrão.  

O macarrão cru já está em temperatura ambiente. Nesse sentido, consequentemente irá reduzir a temperatura da água na panela. Portanto, se a água não estiver suficientemente quente levará ainda mais tempo para cozinha-lo.  

Uma dica é colocar o macarrão em água fervente e tampar a panela para reter o calor deixando uma pequena brecha. Então, quando a água estiver fervendo novamente, retire a tampa.  

Não coloque óleo durante o cozimento 

Essa prática é utilizada para talvez fazer com que os pedaços de macarrão não grudem uns nos outros. Ou ainda, no fundo da panela. Porém, o que garante um macarrão soltinho não é óleo. Para isso, mexa com uma colher ou garfo o macarrão várias vezes durante o cozimento para evitar que isso ocorra 

Utilizar óleo fará com que a massa fique untada e o molho tenha mais dificuldade de aderir a mesma. A única exceção para utilizar óleo durante o cozimento é para massas recheadas. Pois, o óleo impede o atrito e evita que elas abram. Porém, utilizar muita água também é uma alternativa incrível.  

Utilize a quantidade certa de água para cozinhar macarrão

Caso a quantidade de água seja menor que a recomendada, o macarrão poderá não ter o ponto perfeito. Isso porque, pouca água fará com que ele não cozinhe e fique cru. Além disso, as chances de o macarrão grudar é muito maior quando há pouca água na panela durante o cozimento. Até porque,  a massa praticamente dobra de tamanho durante o cozimento.   

Para saber a quantidade de água correta a ser utilizada em sua receita, leia as instruções de cozimento que estão na parte de trás da embalagem do macarrão. Geralmente, o recomendado é utilizar  3 litros de água por cada 250 gramas de macarrão.

Use panelas leves 

Para facilitar o manuseio, prefira panelas mais leves. Assim, você não terá tanto trabalho para escorrer a massa. Além disso, escolha panelas fundas que possuem bordas altas para evitar que a água fervente não espirre em você ou em seu fogão.  

Esse é o momento de utilizar as suas maiores panelas para cozinhar macarrão. Assim, conseguirá colocar a quantidade certa de água para o cozimento. Porém, se quer fazer pequenas quantidades, é uma boa opção investir em uma panela com escorredor, perfeita para quantidades pequenas.  

E que tal usar a panela de pressão?  É possível fazer um delicioso macarrão parafuso de panela de pressão, rápido e fácil.  

Quando colocar sal no macarrão: no cozimento ou após cozido?  

refeição completa

Para garantir que o sabor esteja homogêneo, o ideal é que você adicione o sal na água do cozimento. Isso poque, quando colocamos sal no macarrão já cozido, o sal não irá se espalhar perfeitamente na massa. Ou seja, terá partes muitos salgadas, enquanto outras estarão completamente sem sal.  

Utilize uma medida de 1 e 1/2 colher de sopa de sal para cada 1/2 quilo de massa.  

Não descongele massas antes de leva-las ao fogo 

Se você está preparando alguma massa recheada congelada ou qualquer outro tipo que esteja no seu congelador, não é necessário descongela-la. Retire-a do congelador e leve diretamente para a água fervente.  

Cozinhar macarrão: de olho na panela!

Uma dica para evitar que a massa fique muito mole e grudenta é experimenta-la ao longo do preparo. Principalmente, antes de retirar a água.

A textura ideal é al dente: cozida, mas firme. Pois, se a massa ficar muito mole, ela pode grudar uma na outra mesmo após o cozimento e ficara muito pesada. Além disso, outro parâmetro de cozimento é que massas recheadas sobem a superfície e começam a flutuar quando estão prontas.  

Quando for cozinhar o macarrão para a sua receita, utilize o timer para se lembrar do momento mais propicio para escorrer a água. Deixar o macarrão cozinhando e ir fazer outras tarefas é bem comum. No entanto, são nessas situações que ele passa do ponto.  

Além disso, após desligar o fogo, escorra imediatamente o macarrão. Mesmo com o fogo desligado, a água quente da panela continuará o cozinhando.  

Massa fresca leva em torno de dois ou três minutos para cozinhar, por ser mais rápido que outro tipo de massa, fique atento.   

Deixe sempre o molho preparado 

pote com molho

Um dos maiores problemas que pessoas enfrentam para cozinhar macarrão é a massa começar a grudar após o término do cozimento. Há quem adicione azeite de oliva ou manteiga para evitar que isso ocorra. Porém, a melhor alternativa é já ter o molho pronto e adiciona-lo a massa em seguida.  

Jamais quebre a massa para cozinhar macarrão

Como já dizia um grande amigo meu: toda vez que uma massa de macarrão é quebrada, uma vovó italiana fica triste. Ao colocar o macarrão espaguete inteiro na panela, geralmente uma parte fica para fora. Vá mexendo com uma colher aos poucos e ele caberá por completo na panela.  

O que fazer com a massa que sobrou?  

refeições congeladas - macarrão em minutosrefeições congeladas - macarrão em minutos
refeições congeladas – macarrão em minutos

Se você perceber que preparou muito macarrão, reserve o mesmo sem o molho e guarde em sua geladeira. No dia seguinte, ferva água, coloque o macarrão por pouco tempo (apenas para aquecer) e escorra.  Você também pode congelar o macarrão

Guarde um pouco da água de cozimento quando for cozinhar macarrão

Antes de escorrer completamente o macarrão, retire um pouco da água do cozimento. Isso porque, essa água tem amido e pode melhorar muito o seu molho, fazendo com que o molho e a massa combinem mais.  

Uma dica é colocar a massa drenada de volta na panela, adicionar o molho e a água que foi retirada durante o cozimento. Deixe no fogo por alguns minutos e sirva quente. O Bolonhesa vegano pode ser preparado dessa maneira.

Outras dicas de molho para massas:

Molho bolonhesa para macarrão 

receita tradicional de molho à bolonhesa

Molho branco 

como congelar molho branco

JAMAIS lave a massa 

Algumas pessoas, ao escorrer a água de cozimento, aproveitam o momento para “lavar” a massa, colocando mais água no escorredor. Isso, leva embora todo o amido que deixa o macarrão e muito do sabor e consistência será perdido.  

8 receitas de macarrão para aplicar nossas dicas:

Agora que você já sabe como preparar perfeitamente uma passa, confira algumas receitas. Clique no link para se inspirar: 

1 – Farfale com ervilhas e bacon 

farfalle com bacon, ervilha e ovos super cremoso

2 – Sopa de legumes, carne e macarrão 

Receita simples de sopa de músculo, legumes e macarrão padre nosso

3 – Salada de macarrão 

Salada de macarrão

4 – Macarrão ao molho branco 

Como fazer macarrão ao molho branco congelado para a semana

5 – Macarrão oriental 

Macarrão oriental com frango e legumes

6 – Macarrão com presunto e queijo

receita de macarrão com ervilhas e presunto

7 – Penne ao molho de queijo e salsinha 

Penne ao molho de queijo e salsinha 
 

 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

12 respostas

  1. Pingback: 7 dicas para tornar o freezer o herói da sua cozinha
  2. Pingback: Receita de nhoque de trigo | A casa encantada
  3. Pingback: Lo mein: o que você precisa para fazer macarrão asiático salteado
  4. Pingback: 21 dicas para melhorar suas habilidades na cozinha | A casa encantada
  5. Pingback: Como Salvar Tempo na Cozinha | A casa encantada
  6. Pingback: Como fazer manteiga de coco - receita vegana | A casa encantada
  7. Pingback: Como substituir o ovo das suas receitas | A casa encantada
  8. Pingback: Batata Doce Chips - Na cozinha dazamigas | A casa encantada
  9. Pingback: Bolo de Banana Vegano - Receita fácil e nutritiva | A casa encantada
  10. Pingback: Receita de saladas verdes para comer um dia na praia
  11. Pingback: As 5 melhores receitas de bolo de fubá | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…