Habilidades na cozinha: 21 dicas para melhorar

habilidades na cozinha – como melhorar

Já que é um fato que não se pode depender de macarrão instantâneo e congelados pra sempre, reunimos aqui 21 dicas simples e realísticas que vão te ajudar a melhorar suas habilidades na cozinha antes, durante e depois de fazer suas receitas.

Dizem que cozinhar é uma arte. Infelizmente, porém, a maioria de nós não nasce com as aptidões de um chef. Ao mesmo tempo, aprender a se virar na cozinhar é parte importante tanto na conquista de uma vida independente quanto na manutenção de uma dieta saudável.

Para melhorar suas habilidades na cozinha, antes de começar a cozinhar:

  1. Em primeiro lugar, organize sua cozinha: Simplesmente não dá pra fazer um bom trabalho num ambiente desorganizado. Você precisa saber onde estão seus utensílios e seus alimentos. Sal e temperos devem estar à mão, prontos para serem usados. Com sua cozinha organizada você poderá saber se precisa comprar alguma coisa, em vez de descobrir isso quando iniciar a receita, e suas habilidades na cozinha serão muito maiores. organize tudo para aumentar suas habilidades na cozinha
  2. Use facas de qualidades e bem afiadas. A condição das facas é extremamente importante porque a maneira em que se corta os alimentos, sejam carnes ou legumes, faz diferença quando estes são assados ou cozidos. Por isso, mantenha suas facas afiadas e limpas.
  3. Conheça o funcionamento de suas panelas. Você pode descobrir informações úteis sobre suas panelas no manual ou pesquisando na internet. Por exemplo, algumas panelas são indicadas para frituras, enquanto outras são destinadas para o cozimento. Não esqueça também que o material de que as panelas são feitas também influi no sabor dos pratos e leve isso em consideração ao planejar suas receitas.
  4. Prefira tábuas de plástico ou de madeira.

    As de vidro e de pedra cegam as facas rapidamente. As tábuas de madeiras são boas para serem usadas com praticamente todo tipo de alimento. Já as tábuas de plástico são indicadas para carne, peixes. Lembre-se de mantê-las sempre bem limpas.
  5. Mantenha geladeiras e freezers organizados. Pesquise qual a melhor forma de guardar cada tipo de alimento na geladeira ou de congelá-lo. Por exemplo, verduras podem ser mantidas na geladeira e permanecerem frescas se guardadas num recipiente de vidro com grades no fundo, para drenar o líquido que elas soltam; também podem ser guardadas com duas ou três folhas de papel-toalha em baixo. Assim elas não ficam escuras e murchas.
  6. Mantenha sua cozinha limpa e organizada. Assim, você vai poder se concentrar na receita quando chegar a hora de preparar o prato. E vai evitar também que fungos e bactérias contaminem sua comida.

Agora que seu local de trabalho está pronto, você já pode escolher uma receita e começar a trabalhar. Hora de pôr as mãos na massa!

Durante o trabalho, confira o que pode ajudar nas suas habilidades na cozinha:

  1. Comece com receitas fáceis. Sendo iniciante na culinária, tentar começar com um prato dos sonhos, mas extremamente complicado, pode ser desanimador. Portanto, é melhor começar com receitas simples e ir aumentando o grau de dificuldade conforme for ganhando experiência. habilidades na cozinha envolvem saber de suas capacidades
  2. Leia a receita com atenção antes de começar. Será preciso deixar um ingrediente marinando em temperos? Ou, é necessário deixar a massa descansar? Esses ‘detalhes’ fazem toda a diferença, principalmente se quiser fazer pães e bolos. Entender bem a receita ajudar a se preparar para executá-la da forma correta.
  3. Conheça o que vai cozinhar. Se puder, veja alguém fazendo a receita ou assista a vídeos que mostrem o passo-a-passo. Preste atenção na aparência e na textura dos ingredientes. Isso vai te ajudar a encontrar o ponto certo quando você fizer a receita em casa.
  4. Siga o tempo especificado na receita. Especialmente quando fizer massas, que geralmente vem com o tempo de cozimento na embalagem. Embora possam parecer simples, as massas podem ficar ou duras ou moles demais se o tempo de cozimento não for seguido. Uma dica bem simples pra saber se o macarrão está cozido é cortar um fio e observar o interior. Se estiver da mesma cor que do lado de fora, já está cozido. mensurar o tempo é fundamental
  5. Use ingredientes de qualidade. Nesse sentido, você não precisa comprar os materiais mais caros, mas assegure-se que está usando os melhores que puder encontrar. Além disso, legumes e frutas frescas e com preço acessível você pode encontrar em feiras livres e mesmo em supermercados. Faça receitas com alimentos da estação e você poderá aproveitar uma ampla variedade de pratos deliciosos durante o ano todo.
  6. Corte e organize seus ingredientes antes de começar a fazer a receita. Dessa forma eles estarão ao seu alcance quando chegar a hora de colocar na panela ou no forno.
  7. Use temperos naturais.

    Alguns acham que condimentos industrializados são mais práticos, mas eles não são tão saborosos quanto os naturais e não fazem bem pra saúde. Além disso, a maior parte dos temperos naturais são secos e, por isso, têm um longo tempo de validade. temperos naturais aprimoram habilidades na cozinha
  8. Coloque sal corretamente. Na verdade, existem muitas técnicas para salgar a comida de forma apropriada, mas a forma mais simples e indicada é colocar um pouco de sal quando começar o preparo do alimento e ir aumentando a quantidade até que chegue no ponto certo. Como você vai saber qual é o ponto certo? Experimentando! Por exemplo, se você vai fazer macarrão, coloque sal na água até que fique realmente salgada, como água do mar. Assim o macarrão estará com a quantidade perfeita de sal.
  9. Prove à medida que cozinha. As receitas são guias úteis, mas elas nem sempre se adequam à realidade de cada cozinha. Os utensílios, os ingredientes e os temperos influenciam bastante no sabor final. Por isso é importante degustar o que está cozinhando, para ter certeza de que encontrou o gosto desejado. Confie na sua intuição!
  10. Encontre equilíbrio no sabor. Só para ilustrar, fazer um prato picante demais, salgado demais ou doce demais pode ser evitado por se planejar uma combinação de sabores. Por exemplo, se vai servir carne com um molho muito picante, talvez deva pensar em macarrão al dente, ou arroz simples como acompanhamento. Use seu bom senso e criatividade.
  11. Encontre equilíbrio nas texturas.

    Não é à toa que strogonoff combina com batata palha. Nesse sentido, pense em como casar ingredientes secos com cremosos, e os macios com crocantes. Essa pode ser a diferença entre um prato simples e uma iguaria!
  12. Monitore. É uma tentação deixar a comida no fogo e ir fazer outra coisa, como ver um filme ou navegar nas redes sociais. Mas isso aumenta a possibilidade de a receita dar errado.
  13. Deixe seu prato bonito. Não importa se é uma receita simples ou complexa, o primeiro sentido que seu prato vai atingir provavelmente será o da visão. Apresentar um prato bonito vai abrir o apetite dos seus convidados e te encher de orgulho.

embeleze seu prato

Depois de cozinhar:

  1. Use bem as sobras. Em resumo, armazene corretamente o que sobrar na geladeira: coberto com tampa ou plástico-filme. Você pode usar as sobras  em outras receitas. A água do cozimento de legumes, por exemplo, pode guardar em pote de vidro e colocar no congelador. É perfeita para sopas, risotos e caldos.
  2. Deu errado? Não desanime! Por fim, aprenda dos seus erros. Mesmo os melhores chefs erram. Logo, continue tentando! Você vai ganhar experiência e mais habilidades na arte da cozinha.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Truques de cozinha: melhorando em 5 minutos | A casa encantada
  2. Pingback: Tabela de Conversão de Medidas Culinárias | A casa encantada
  3. Adorei as dicas! Algo que tenho que treinar é manter a cozinha limpa e organizada. Geralmente, eu só organizo o espaço que vou utilizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…