Se você me segue no Pinterest e Instagram já deve ter percebido que eu ando cozinhando em lote aqui em casa.
Uma maneira de organizar melhor meu tempo e meu dinheiro que tem me deixado bastante orgulhosa!
E vou ser bem sincera, não existe fórmula mágica. Isso porque, para cada realidade funciona de um jeito.
Tem quem congele tudo pronto, outros que deixam a refeição para a semana certinha e separadinha na geladeira, tem quem só faça o pré preparo e deixa para finalizar dando seu toque especial na hora,
Eu faço um mix de tudo que já tentei antes. Mas, como todo começo é difÃcil este post é só para te contar de como me sinto e por onde começar.
Prometo que todo final de semana sairão posts novos sobre o assunto e durante a semana compartilharei aqui no blog as receitas que preparei para cada semana. Não posso chamar de menu semanal, geralmente cozinho para a semana inteira. Mas, isso não pode ser referência, cozinhar em lote é usar o tempo que você prepararia uma refeição para multiplicar para vários dias.
Separe os dias
Não existe o dia certo, cada um tem sua realidade né? Tem quem faça isso durante a semana quando os filhos estão na escola, tem quem case com o dia da feira ou do supermercado, eu uso o final de semana para isso, é o dia que corremos atras de compras do supermercado, dia de hortifruti com direito a pastel para chegar em casa com a barriga forradinha e ir direto atrás do meu objetivo.
Se você, assim como eu era antes, tem a geladeira abarrotada de coisas a ponto de se perder e deixar a abobrinha esquecida no fundo da geladeira, vamos acabar com este ponto crÃtico já!
Cozinhando em lote: por onde começar
O ponto de partida é reunir o que tem dentro da sua geladeira. Seja colocando tudo sobre o balcão, seja fazendo uma grande lista de tudo que está lá e organizar suas idéias. Então, naqueles ingredientes e como você pode fazer para adiantar as comidas da semana? Vá para o Pinterest!
Procure idéias digitando o nome do ingrediente que você tem, se for preciso e não der para adaptar nada com a junção daqueles ingredientes, reuna os ingredientes da receita escolhida (com o peso certinho, não queremos estoque lembra?) e vá para o supermercado!
Vá para o supermercado com sua lista em mãos e compre só o que vai precisar para transformar aqueles ingredientes solitários em preparações que você poderá manter em geladeira ou congelar.
Faça o possÃvel com o que tem, se for consumir nos 3 próximos dias, ok deixar na geladeira, se não congele!
Cozinhando em lote; reaproveitando ingredientes
Organize seu dia de cozinha. Se em 3 preparações você vai utilizar cebola, já corte tudo de uma só vez.
Faça assim e tente casar os ingredientes de uma para a outra. Um exemplo, de uma destas semanas que passou aqui. Tinha uma quantidade grande de cenouras.
Então, usei ela raladinha para dar um toque a farofa.
Depois, cozinhei umas rodelas e amassei junto com a batata que viraria um purê. E, além de brilhar em uma carne de panela e na salada da semana, deixei também parte cozida na geladeira. Isso, caso o Joaquim me pedisse seu prato preferido; arroz com ovo de gema mole. Afinal, incluir uma cenourinha deixaria tudo mais nutritivo.
Tem batatas sobrando? Faça um purê. Afinal, congela super bem. Aliás, tem aquela carne gostosa para fazer na panela de pressão? Então, junte nos 5 minutos finais vários legumes e multiplique. Depois, congele o que não for consumir.
Convoque aliados
Se tem panela elétrica de arroz, use ela como aliada. Para isso, coloque no cesto junto com o arroz cenouras e guarde na geladeira para consumir nos próximos 3 dias.
Inclusive, se você guardar somente cozidas, sem tempero algum ela vai manter o frescor.
Faça arroz para dois dias. Ou seja, guarde uma parte na geladeira. Ah, feijão também congela muito bem! Portanto, abuse das quantidades maiores e mantenha no freezer!
Este não é o método que mais indico. Mas, para você iniciar esta reeducação é preciso que sua geladeira esteja limpa para a próxima semana. Portanto, ao invés de de jogar fora, comece a esboçar e perceber que isso levará menos tempo do que você imaginava!
Organize-se
Faça um mapa mental. Por exemplo, se você tem feijão para cozinhar e arroz para fazer. Além de, legumes para saltear e um molho de tomates para finalizar uma massa. Primeiro, pense no que demanda mais tempo.
Então, faça uma ordem do que entra primeiro na panela e o que ficará pronto mais rápido.
Além disso, prepare seu miseinplace. Ou seja, corte o que tiver que cortar enquanto pensa em como não “nadar” termo muito usado em restaurante.
Este cronograma se parece com a rotina de um cozinheiro. Nesse sentido, pensa em como seria impossÃvel comer sua refeição em um restaurante se a cada hora que um cliente chega ele começasse a cortar as cebolas!
Cozinheiros praticam o cozinhando em lote em lote! O que sai de cada praça tem todo um preparo antes mesmo do restaurante abrir. Inclusive, algumas vezes semanas antes!
Um molho que precisa de bastante redução, por exemplo, é feito em maior quantidade. Isso porque, o tempo de cozimento é lento e demorado.
Então, se fosse necessário fazer todos os dias ocuparia muito do tempo de rotina frenética da cozinha!
Cozinhando em lote: faça combinações
Então, tente. Inclusive, faça suas pequenas combinações. Tente executar pratos simples com o que tem na sua geladeira. Aliás, saiba que estou aqui para te ajudar caso tenha alguma dúvida neste momento!
Portanto, pode me escrever, deixar comentários, chamar no Whatsapp. Desde que, você tente e se sinta feliz. Principalmente, quando chegar cansada do trabalho e no seu freezer ter aquela comidinha deliciosa que é só esquentar!
Vou deixar aqui todas as receitas que temos no blog e congelam bem, só clicar aqui. Aliás, durante a semana tem receita nova, fácil de fazer e congelar!
Cozinhando em lote: dicas especiais
Vou aproveitar este post de cozinhando em lote para te dizer que semana que vem te contarei com detalhes como organizo aqui. Ou seja, a forma que deu certo para minha casa!
Então, se estiver afim de aprender ou tem alguma dúvida deixe aqui nos comentários. Vai ser demais enriquecer meu post respondendo sua dúvida!
Semana que vem falaremos sobre:
- Com 1 ingrediente faço 3 preparações diferentes para minha famÃlia.
- O que eu congelo? O que deixo na geladeira?
- Como faço minha lista de compras.
- Quais ingredientes vale a pena estocar?
- Porque eu optei em deixar minha geladeira livre, só com as refeições que consumo na semana?
- Comida pronta e semi preparada.
- Como organizei as refeições desta semana.
Quer mais dicas? Confira:
- Como economizar tempo na cozinha
- Como limpar assadeiras queimadas? Confira a solução!
- Filé de peixe crocante perfeito? Conheça dicas
- 10 dicas de culinária para iniciantes
- Dicas para cozinhar macarrão e + 8 receitas
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
7 respostas
Adorei, seus ensinamentos de como congelar todos os alimentos, principalmente a conservação de alface na geladeira. Quero apernder a congelar, selecionar os alimentos e fazer o cardápio da semana. Colocar em pratica seus ensinamentos. Muito obrigada!!!
Adorei seu jeito de organizar as refeições!
Perco muito tempo na cozinha fazendo comida só para duas pessoas. Fora os potinhos com as sobras ocupando lugar na geladeira.
Obrigada!!!
Vou te contar que aqui era o mesmo antes de ter meu filho, perdiamos tempo demais entre as etapas, mas depois que o Joca nasceu ou eu me preparava melhor ou enlouquecia! hahaha
Volte sempre! É sempre um prazer ter vcs aqui na minha “cozinha”! Beijos!
Eu como de marmita todos os dias, não por opção, mas, por precisar mesmo, e esse post foi ótimo pra mim, não tenho tempo então meu cardápio não varia nada, eu faço 5 marmitas todas iguais, congelo e como a mesma coisa a semana inteira kkkkkk ninguém merece!
Chega o meio da semana e a gente já não quer nem olhar pra comida com o mesmo amor do inicio da semana né? rsrsrs Uma coisa que faço sempre é mudar a proteina, tentar fazer a mesma de diversas formas! Carne moÃda e peito de frango são os mais fáceis de variar!
Ameiii.. Exatamente o q eu estou precisando.. Já tentei fazer as porçoes separadas.. Não deu certo pra mim.. Já congelo feijao.. Mas vou tentar pôr em pratica suas dicas!!!! ?