Molho à Vinagrete – Receita Básica [VÍDEO]

5 from 1 vote
receita de vinagrete caseiro

O Molho à Vinagrete, também conhecido como Molho à Campanha, é o acompanhamento de churrasco por excelência no Brasil. Mas, você sabia que a origem desse molho é o molho Vinagrete, que na verdade é um molho francês?

Atendendo no exterior pelo nome francês Vinaigrette, esse molho consiste basicamente em uma mistura de azeite, vinagre, sal e mostarda Dijon. Além disso, se usa muito para dar sabor à saladas e carnes assadas. Ao chegar no Brasil, acrescentou-se vegetais à receita original e foi retirou-se a mostarda. É por isso que dizemos que nosso molho é ‘à vinagrete’.

Esta receita também é ótima para se usar com este prato de Lagarto Frio ao Vinagrete (lagarto de férias)

Enquanto o molho francês geralmente se serve com saladas, nosso molho à vinagrete é uma excelente dupla para o churrasco. Também é usado para acompanhar uma ampla variedade de lanches e petiscos à base de queijo e carnes, como o pastel, por exemplo. O molho à vinagrete é tão a cara do Brasil que conhecemos no exterior como “Brazilian sauce”.

Mas, sendo o Brasil um país enorme e diverso, em cada lugar o molho pode ter versões próprias. Portanto, algumas receitas indicam o uso da cebola roxa, pimentões verdes, amarelos e vermelhos e tomates sem peles. Já outras incluem frutas como mangas e melancias.

E, como saber qual receita usar? A resposta estará no prato que vai receber o molho. Para exemplificar, o molho com frutas é bem refrescante e combina muito bem com salada de folhas.

Hoje, no entanto, vamos compartilhar a nossa receita básica de Molho à Vinagrete. A que é mais usada para acompanhar o churrasco de domingo.

Precisa de mais acompanhamentos para churrasco? Dá uma olhada nessas receitas aqui:

Deliciosa Salada de Batatas e Maionese para Churrasco 

Receita de Pão de Alho Cremoso para Churrasco

Molho de Cebola para Churrasco

Molho Vinagrete

Receita simples e básica de molho à vinagrete para acompanhar o churrasco de domingo. Fácil e rápido de fazer, experimente!
5 from 1 vote
Tempo de Preparação 10 mins
10 mins
Course Acompanhamento
Cozinha brasileira
Calories 89 kcal

Ingredientes
  

  • 4 tomates em cubinhos
  • 1 cebola em cubinhos
  • 1 pimentão pequeno em cubinhos
  • 1 limão
  • sal azeite e cheiro verde à gosto.

Instruções
 

  • Misture a cebola, tomate e o pimentão e tempere com o limão, sal e azeite à gosto

Video

Notas

Reserve na geladeira até a hora de servir

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

E então? Você gostou da nossa receita? Compartilhe sua opinião com a gente aqui nos comentários, no nosso perfil no Facebook ou Instagram!

Salve no Pinterest para ver depois:

como fazer molho à vinagrete

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…

Arroz de forno para ninguém botar defeito

Às vezes, a cozinha demanda um pouco de criatividade. Principalmente quando o objetivo é não desperdiçar alimentos. Pensando nisso, hoje eu trouxe um arroz de forno especial. Que o…

Rocambole de carne moída de 4 ingredientes!

O fim do ano está chegando e, junto dele, a necessidade de aumentar o repertório de receitas práticas e saborosas para levar nas festas e encontros de amigos e…