O molho pesto é um item básico para transformar um prato sem graça, em muito saboroso. Você pode usar em macarrão, bruschettas, sopas, polenta, sanduíches, tapiocas e saladas.
Tradicionalmente é feito com folhas de manjericão frescas, queijo parmesão e pinoli, uma semente que é difícil encontrar no Brasil e um pouco cara. Por isso, nesta versão trocamos a pinoli por castanha ralada, pode ser a castanha-de-caju ou do-pará, ambas substituem bem por serem gordurosas. E como é uma versão vegana, também usamos a castanha ralada para substituir o parmesão pela sua textura.
Para dar uma camada extra de sabor, sem usar queijo, essa receita leva levedo de cerveja. Ele tem um sabor forte que lembra algo fermentado, como o parmesão. Você encontra fácil em lojas de produtos naturais. Mas é um item opcional, o pesto vai ficar gostoso também sem ele.
Além de usar manjericão, é possível fazer pesto com outras folhas verdes, como salsinha, coentro, agrião, rúcula e espinafre. Assim você pode variar os sabores com o que preferir e tiver em casa.
Para o pesto não amargar, atenção
Já percebeu que as vezes o molho pesto amarga?
Vou tentar ajudar com algumas das possibilidades para que seu molho pesto não amargue.
- Retire a alma do alho. Algumas vezes o sabor do miolo do alho pode amargar as suas preparações de molho. Diversas vezes por esquecer de fazer esse simples passo meu molho de alho amargou. Uma dica para o molho pesto de sabor suave é esse. Retire aquele miolinho cortando o dente de alho ao meio e retirando a alma.
- Evite processar demais as folhas de manjericão com laminas metálicas. Seja com uma faca de lamina afiada, liquidificador ou processador as folhas de manjericão podem amargar e escurecer. Evite esse tipo de lâmina. Corte as folhas com as mãos ou com faca de cerâmica por exemplo. E por fim, faça o processo de desmanchar a folha no pilão em movimentos circulares com o alho.
- Azeite. Escolha um azeite de boa qualidade e se estiver usando o processador ou liquidificador por exemplo evite processar demais, pulse algumas vezes só até que todos os ingredientes estejam misturados.
- Caso seu molho pesto amargar, uma forma de corrigir o sabor é misturando um pouco de suco de limão. O ácido disfarça o sabor.
Equipamento
- 1 liquidificador veja o uso nas notas abaixo da receita
Ingredientes
- 2 xícaras (de chá) de folhas de manjericão
- ½ xícara (de chá) de azeite de oliva
- 3 colheres (de sopa) de castanha-do-pará ou castanha-de-caju ralada
- 1 colher (de chá) de levedo de cerveja opcional
- 1 dente de alho pequeno (corte ao meio e retire o miolo para deixar o sabor suave)
- QB Sal a gosto
Instruções
- Lave e seque bem as folhas de manjericão.2 xícaras (de chá) de folhas de manjericão
- Corte grosseiramente as folhas de manjericão com as mãos.
- Descasque o dente de alho e amasse num pilão até virar uma pasta. Adicione as folhas de manjericão no pilão e continue pilando amassando as folhas em movimentos circulares até que estejam bem trituradas.Transfira para uma tigela.1 dente de alho pequeno
- Adicione o azeite de oliva, a castanha ralada, o levedo de cerveja e o sal a gosto. Misture bem, experimente e ajuste os temperos, se necessário.½ xícara (de chá) de azeite de oliva, 3 colheres (de sopa) de castanha-do-pará ou castanha-de-caju, 1 colher (de chá) de levedo de cerveja, QB Sal a gosto
Notas
- Outra forma de preparo é colocar as folhas de manjericão, azeite de oliva e o alho num mixer ou liquidificador, e bater bem até ficar homogêneo. Depois acrescente os demais ingredientes. Nesta forma de preparo o molho pesto pode ficar amargo, já que o azeite de oliva é batido com muita potência. Se você tiver paciência, prefira a outra forma de preparo.
- Armazene o molho em um pote de vidro bem vedado. Mantenha na geladeira e consuma em até uma semana.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Molho pesto – diferenças da receita original
Então, se a sua vontade é experimentar a receita do molho pesto original aqui vão algumas dicas:
- Substitua a castanha ralada por pinoli, amasse o pinoli no almofariz ou pilão junto do alho.
- Omita a levedura e acrescente 100 g de queijo parmesão ralado.
O restante continua igual do nosso pesto vegano.
Se você mora na cidade de São Paulo você encontra pinoli na zona cerealista. Especificamente na casa flora. Caso contrário na amazon você encontra pinoli de varias marcas e valores.
Posso congelar o molho pesto?
Sim, você pode congelar por até 120 dias.
Eu costumo congelar em uma forma de gelo de silicone. Passado 4 horas no congelador transfira seus cubinhos de molho pesto para um saquinho ziplock.
Assim, fica fácil descongelar apenas a porção que irá utilizar.
Depois de descongelar o seu molho pesto utilize no mesmo dia. Diferente do molho pesto fresco que tem validade de até 5 dias na geladeira o molho descongelado terá uma vida útil bem mais curta.
Se você está preparando uma massa por exemplo, pode descongelar o molho pesto direto sobre a massa quente. Se for utilizar em preparações frias descongele na geladeira. Retire o molho do freezer na noite anterior para descongelar completamente.
Lembrando que esse molho se conserva bem em geladeira, porém precisa de uma camada de azeite extra, cobrindo todas as folhas para que não entre em contato com o ar e oxide.
Substituições no molho pesto vegano:
Além das castanhas citadas na receita você pode utilizar nozes para preparar o pesto. Em vez de ralar as castanhas, corte as nozes com a faca até ficar pedaços bem pequenos. Comece cortando grosseiramente e transforme em pedaços ainda menores.
No início desse post citei algumas folhas que podem ser usadas para preparar um pesto alternativo. Você pode substituir as folhas de manjericão integralmente assim como substituir apenas 50%. Ficando assim o sabor do pesto original de manejericão.
Não tenho pilão, e agora?
Se você não tiver um pilão para chamar de seu, ok, tenho uma boa alternativa.
Preparar o molho pesto no liquidificador ou no processador tem um grande problema. As lâminas que processam as folhas de manjericão fará com que ela escureça rapidamente por conta da oxidação que o corte faz nas folhas do manjericão. Sabendo disso você pode se arriscar e preparar mesmo assim em algum aparelho de cozinha, seja ele o liquidificador ou o processador. Alguns processadores de alimentos possuem uma pá plástica,normalmente utilizada para preparar massas que não precisam das laminas metálicas. Usar essa pá é uma ótima alternativa para não oxidar seu molho pesto.
Confesso que o molho pesto é um dos molhos mais versáteis que eu conheço. E adoro o quanto os molhos podem dar outra vida a qualquer receita.
Use o molho pesto no recheio de pães caseiros por exemplo.
Espero que tenha gostado e se tiver qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários. Se fizer e publicar uma foto no instagram, não esqueça de marcar com a #acasaencantada. Eu amo ver as preparações de vocês por lá! E avalie a receita. Gostou da receita? Foi útil? Te ajudou de alguma forma? Ao deixar o comentário avalie a receita ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ isso nos ajuda bastante a chegar mais longe com o nosso conteúdo.
Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.