Nhoque low carb de ricota e espinafre: confira!

5 from 1 vote
NHOQUE LOW CARB DE RICOTA E ESPINAFRE

Quem está começando uma dieta low carb logo sente falta de comer massas, como macarrão, lasanha… Porém, a adaptação dessa receita de nhoque low carb vai saciar sua fome sem você fugir da dieta.

Afinal, é saudável e não existe nenhum segredo em seu preparo. Além de combinar com uma grande diversidade de molhos (como o molho bechamel), esse prato traz saciedade e ainda pode ser congelado.

Quais os ingredientes que tornam esta massa low carb?

Ao contrário das demais receitas de nhoque, essa massa não leva margarina, mas sim azeite, uma gordura natural. A farinha de trigo, que é utilizada geralmente na receita de nhoque de trigo também é substituída por farinha de aveia. Entretanto, pode ser também farinha de arroz, uma vez que ambas contribuem para manter a massa leve e macia.

Algumas receitas utilizam ingredientes ricos em carboidratos, como o nhoque de batatas e o nhoque de mandioca. Essas não são ideais para a dieta low carb. Porém, esse prato é preparado com espinafre, além de ricota e muçarela, que são queijos permitidos nesse tipo de dieta.

O que quer dizer low carb?

A dieta low carb consiste na redução do nível de carboidratos nas refeições cotidianas, porém não é preciso cortá-los completamente. Por outro lado, a quantidade de gorduras naturais e proteínas aumentam na alimentação.

Existem diversos tipos, como a dieta Atkins, a cetogênica, a Dukan e a paleolítica. Porém, todas consistem na diminuição da ingestão de açúcar e amidos, para que o sangue estabilize os níveis hormonais. Consequentemente, você não vai sentir fome logo após as refeições. Sendo assim, vai conseguir ter uma alimentação muito mais saudável ingerindo uma menor quantidade de alimentos.

Essa dieta ajuda a combater o vício em açúcar. Aquela vontade de comer algum docinho após o almoço logo irá desaparecer. 

Geralmente o foco nesse tipo de dieta é a perda de peso. Porém, mais do que isso, o benefício está na sua saúde. Ainda, a melhora da acne e do aspecto da pele também são benefícios da dieta low carb a longo prazo.

Então, o que podemos consumir em uma dieta Low Carb? 

Para iniciantes, o básico é investir em carne, peixe, ovos, vegetais que crescem acima da terra. Adicionalmente, aposte também em gorduras naturais (óleo de coco, azeite de oliva, óleo de abacate, e manteiga). Além disso, alguns laticínios, castanhas, sementes e frutas com baixo índice glicêmico. Para beber, água, café ou chá.

Por outro lado, evite alimentos com açúcar, amido, embutidos e alimentos ultra processados com gorduras trans. Por exemplo, pão, macarrão, feijão, arroz, batatas, chocolate, refrigerantes, cervejas, doces e algumas massas. Em situações especiais, é possível consumir alguns tipos de bebidas alcoólicas, como vinho seco, champagne, whisky, vodca e coquetéis sem açúcar.

Receita de nhoque low carb de ricota e espinafre

5 from 1 vote
Tempo Total 1 hr
Course almoço, jantar

Ingredientes
  

  • 250 g de ricota fresca
  • 250 g de espinafre
  • 2 dentes de alho triturados
  • 1 cebola picada
  • 2 ovos
  • 3 colheres (sopa) de farinha de aveia
  • 2 colheres (de sopa) de azeite de oliva
  • 3 colheres (de sopa) de farinha de aveia
  • 200 g de queijo mozzarella ralado
  • Sal a gosto
  •  Pimenta do reino a gosto

Instruções
 

  • Cozinhe o espinafre em água fervente até murchar. Escorra e retire o excesso de água.
  • Pique o espinafre e refogue com o alho e azeite de oliva.
  • Adicione a cebola picada e continue refogando. Adicionetambém o sal e a pimenta.
  • Em uma vasilha, use as mãos para esfarelar a ricota etemperar com sal, pimenta e azeite.
  • Adicione os ovos, a farinha de aveia, o espinafre e o queijo ralado.
  • Misture tudo com as mãos e forme as bolinhas.
  • Sirva com o molho de sua preferência.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Mas posso congelar?

Para preparar uma grande quantidade da receita de nhoque low carb, basta armazená-la em seu congelador. Além disso, lembre-se de colocar porções que possam ser consumidas em apenas uma refeição, seguindo o Manual do Congelamento de nhoque caseiro.

Aliás, você pode utilizar para a receita o espinafre que já estava congelado anteriormente. Aprenda como congelar espinafre

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

6 respostas

  1. Pingback: Filé de frango low carb: equilíbrio é tudo | A casa encantada
  2. Pingback: Receita de nhoque de trigo | A casa encantada
  3. Pingback: Receita de nhoque de mandioca | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…