Receita de nhoque de trigo

5 from 1 vote
receita-de-nhoque-de-trigo

É tradição para muitas famílias brasileiras ter em sua mesa no almoço de domingo algum tipo de massa. Dessa maneira, essa receita de nhoque de trigo é perfeita para servir aos familiares, amigos ou fazer um agrado a si mesmo, pois o resultado é uma massa leve. Ela traz saciedade, mas não vai te deixar estufado, como os industrializados. 

Fazer a massa de modo caseiro é uma maneira de ter sempre comida de verdade em sua mesa Assim você evita o consumo de alimentos ultra processados. Porém, essa receita de nhoque de trigo resulta em uma massa fofinha. Aliás, ela derrete na boca e consegue absorver bem os molhos.

Receita de nhoque de trigo

Nhoque de Farinha de Trigo

5 from 1 vote
Tempo Total 1 hr
Course almoço, jantar

Equipamento

  • panela
  • refratário

Ingredientes
  

  • 2 xícaras (chá) farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) leite
  • ½ cebola ralada
  • 2 colheres (sopa) manteiga

Instruções
 

  • Em uma panela, adicione a manteiga e em seguida a cebola.
  • Acrescente o leite e aguarde até começar a ferver.
  • Adicione a farinha de trigo e mexa bem, para que não fique partes com farinha. Faça isso até a massa desgrudar do fundo da panela.
  • Polvilhe sua bancada com um pouco de farinha de trigo e coloque a massa para esfriar.
  • Quando a massa estiver um pouco mais fria, comece a trabalha-la com suas mãos, misturando bem.
  • Separe pedaços da massa e com eles faça pequenos rolos com aproximadamente o mesmo diâmetro.
  • Em seguida, comece a cortar esses rolos com o auxílio da ferramenta que tiver. Faça cortes com cerca de 2 cm. Reserve os pedaços de massa.
  • Em uma panela, adicione água e sal. Deixe a água fervento em fogo alto.
  • Coloque a massa na panela com água, adicionando o nhoque aos poucos. Cerca de 10/15 pedaços por vez, dependendo do tamanho da panela.
  • Quando a massa subir para a superfície da água, com a ajuda de uma escumadeira, retire-a da panela e coloque no refratário.
  • Adicione o molho de sua preferência e sirva.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Sugestões de molho

Molho Branco (bechamel)
panela com molho branco

Clássico, o molho bechamel, que chamamos popularmente de molho branco, é uma opção simples. Sobretudo porque utiliza apenas cinco ingredientes: manteiga, farinha, leite, sal e noz moscada. A propósito, em menos de 20 minutos ele fica pronto e agrada a todos os gostos.

Molho Caseiro de Tomates Assados

pote com molho de tomates assados para nhoque de trigo

Se os seus tomates estão já ficando um pouco passados, esse é o momento perfeito de utilizá-los para preparar esse molho. Sobretudo porque é bem melhor do que simplesmente jogá-los fora. Aliás, a combinação tomate, folha de manjericão e alho não poderia ser melhor. Pois a receita de nhoque de trigo acaba deixando uma certa quantidade de farinha na água de cozimento que, ao ser adicionada ao molho de tomate, deixa ele mais encorpado.

Molho à Bolonhesa

receita tradicional de molho à bolonhesa que combina com nhoque de trigoEsse molho também entra no clube dos clássicos. Então, se você quer preparar um molho que não tenha erro, essa é a sua receita. A propósito, ela pode ser congelada para usar em outras refeições.

Molho à Bolonhesa Vegetariano
molho bolonhesa sem carne
receita de macarrão vegano

Muitos colegas vegetarianos me dizem que sentem falta de comidinhas clássicas das casas dos avós e dos pais. Nesse caso, temos a adaptação de uma receita que com certeza você já comeu em um almoço de domingo. Porém agora com um novo ingrediente para substituir a carne: a lentilha.

Sugestão de salada para acompanhar a receita de nhoque de trigo

Uma indicação de salada para servir como acompanhamento a essa  receita é a salada verde. Ela leva folhas, tomate cereja, queijo e pimentão.

Posso congelar?

Quem tem uma rotina atarefada reconhece o quanto é prático ter alimentos congelados. No caso dessa receita de nhoque de trigo, é possível fazer isso. É só seguir o manual de congelamento de nhoque e adquirir saquinhos ziplock para facilitar o armazenamento.

Alimentos congelados são seguros para o consumo, pois o congelamento evita que comecem a deteriorar. 

Outras maneiras de preparar essa receita

Existem outras receitas incríveis para preparar nhoque caseiro. A batata e a mandioca são itens muito usados no preparo. Mas se você procura algo com uma quantidade menor de carboidratos, o nhoque de ricota e espinafre é uma opção perfeita.

Receita de nhoque caseiro de batata

Essa é a receita mais famosa de nhoque. Além disso, esse post acompanha diversas dicas de como preparar o nhoque perfeito e os utensílios que podem facilitar o modo de preparo da massa.

Receita de nhoque de mandioca

Prática, essa receita possui apenas quatro ingredientes e ainda tem o benefício de não ter glúten.

Receita de nhoque low carb de ricota e espinafre

Por fim, as dietas Low Carb cortam pratos que gostamos muito. Porém, a melhor maneira de comer bem é readaptar essas receitas e deixa-las ainda mais saudáveis. A propósito, o nhoque de ricota e espinafre substitui muito bem as massas compradas prontas em supermercado. Além disso, possui um sabor delicioso.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

  1. Pingback: Receita de nhoque de mandioca | A casa encantada
  2. Pingback: Receita de nhoque low carb de ricota e espinafre | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…