Receita de nhoque de trigo

5 from 1 vote
receita-de-nhoque-de-trigo

É tradição para muitas famílias brasileiras ter em sua mesa no almoço de domingo algum tipo de massa. Dessa maneira, essa receita de nhoque de trigo é perfeita para servir aos familiares, amigos ou fazer um agrado a si mesmo, pois o resultado é uma massa leve. Ela traz saciedade, mas não vai te deixar estufado, como os industrializados. 

Fazer a massa de modo caseiro é uma maneira de ter sempre comida de verdade em sua mesa Assim você evita o consumo de alimentos ultra processados. Porém, essa receita de nhoque de trigo resulta em uma massa fofinha. Aliás, ela derrete na boca e consegue absorver bem os molhos.

Receita de nhoque de trigo

receita-de-nhoque-de-trigo

Nhoque de Farinha de Trigo

5 from 1 vote
Tempo Total 1 hr
Course almoço, jantar

Equipamento

  • panela
  • refratário

Ingredientes
  

  • 2 xícaras (chá) farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) leite
  • ½ cebola ralada
  • 2 colheres (sopa) manteiga

Instruções
 

  • Em uma panela, adicione a manteiga e em seguida a cebola.
  • Acrescente o leite e aguarde até começar a ferver.
  • Adicione a farinha de trigo e mexa bem, para que não fique partes com farinha. Faça isso até a massa desgrudar do fundo da panela.
  • Polvilhe sua bancada com um pouco de farinha de trigo e coloque a massa para esfriar.
  • Quando a massa estiver um pouco mais fria, comece a trabalha-la com suas mãos, misturando bem.
  • Separe pedaços da massa e com eles faça pequenos rolos com aproximadamente o mesmo diâmetro.
  • Em seguida, comece a cortar esses rolos com o auxílio da ferramenta que tiver. Faça cortes com cerca de 2 cm. Reserve os pedaços de massa.
  • Em uma panela, adicione água e sal. Deixe a água fervento em fogo alto.
  • Coloque a massa na panela com água, adicionando o nhoque aos poucos. Cerca de 10/15 pedaços por vez, dependendo do tamanho da panela.
  • Quando a massa subir para a superfície da água, com a ajuda de uma escumadeira, retire-a da panela e coloque no refratário.
  • Adicione o molho de sua preferência e sirva.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Sugestões de molho

Molho Branco (bechamel)
panela com molho branco

Clássico, o molho bechamel, que chamamos popularmente de molho branco, é uma opção simples. Sobretudo porque utiliza apenas cinco ingredientes: manteiga, farinha, leite, sal e noz moscada. A propósito, em menos de 20 minutos ele fica pronto e agrada a todos os gostos.

Molho Caseiro de Tomates Assados

pote com molho de tomates assados para nhoque de trigo

Se os seus tomates estão já ficando um pouco passados, esse é o momento perfeito de utilizá-los para preparar esse molho. Sobretudo porque é bem melhor do que simplesmente jogá-los fora. Aliás, a combinação tomate, folha de manjericão e alho não poderia ser melhor. Pois a receita de nhoque de trigo acaba deixando uma certa quantidade de farinha na água de cozimento que, ao ser adicionada ao molho de tomate, deixa ele mais encorpado.

Molho à Bolonhesa

receita tradicional de molho à bolonhesa que combina com nhoque de trigoEsse molho também entra no clube dos clássicos. Então, se você quer preparar um molho que não tenha erro, essa é a sua receita. A propósito, ela pode ser congelada para usar em outras refeições.

Molho à Bolonhesa Vegetariano
molho bolonhesa sem carne
receita de macarrão vegano

Muitos colegas vegetarianos me dizem que sentem falta de comidinhas clássicas das casas dos avós e dos pais. Nesse caso, temos a adaptação de uma receita que com certeza você já comeu em um almoço de domingo. Porém agora com um novo ingrediente para substituir a carne: a lentilha.

Sugestão de salada para acompanhar a receita de nhoque de trigo

Uma indicação de salada para servir como acompanhamento a essa  receita é a salada verde. Ela leva folhas, tomate cereja, queijo e pimentão.

Posso congelar?

Quem tem uma rotina atarefada reconhece o quanto é prático ter alimentos congelados. No caso dessa receita de nhoque de trigo, é possível fazer isso. É só seguir o manual de congelamento de nhoque e adquirir saquinhos ziplock para facilitar o armazenamento.

Alimentos congelados são seguros para o consumo, pois o congelamento evita que comecem a deteriorar. 

Outras maneiras de preparar essa receita

Existem outras receitas incríveis para preparar nhoque caseiro. A batata e a mandioca são itens muito usados no preparo. Mas se você procura algo com uma quantidade menor de carboidratos, o nhoque de ricota e espinafre é uma opção perfeita.

Receita de nhoque caseiro de batata

Essa é a receita mais famosa de nhoque. Além disso, esse post acompanha diversas dicas de como preparar o nhoque perfeito e os utensílios que podem facilitar o modo de preparo da massa.

Receita de nhoque de mandioca

Prática, essa receita possui apenas quatro ingredientes e ainda tem o benefício de não ter glúten.

Receita de nhoque low carb de ricota e espinafre

Por fim, as dietas Low Carb cortam pratos que gostamos muito. Porém, a melhor maneira de comer bem é readaptar essas receitas e deixa-las ainda mais saudáveis. A propósito, o nhoque de ricota e espinafre substitui muito bem as massas compradas prontas em supermercado. Além disso, possui um sabor delicioso.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

  1. Pingback: Receita de nhoque de mandioca | A casa encantada
  2. Pingback: Receita de nhoque low carb de ricota e espinafre | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…