Ingredientes
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 2 xícaras de palmito em cubos ou em rodelas
- 2 colheres de sopa de conhaque
- 1 colher de chá de sal
- 1 pitada de pimenta do reino
- 2 tomates picados sem sementes
- 1 colher de sopa de mostarda (sem sementes)
- 2 colheres de sopa de ketchup
- 1 caixa de creme de leite de soja ou de amêndoas
Instruções
- Refogue o alho e a cebola em uma panela. Junte o palmito.
- Depois, adicione o conhaque, e incline levemente a panela para flambar. Espere o fogo sumir.
- Adicione a pimenta, o sal, o tomate, o ketchup, a mostarda e misture bem.
- Coloque o creme de leite vegano e retire do fogo antes que comece a ferver.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Brasileiro ama strogonoff. Foi pensando nisso que hoje eu trouxe uma receita de strogonoff vegetariano. Afinal, um prato que possui tantas versões também precisa de uma sem ingredientes de origem animal. Claro, não me esqueci do strogonoff de camarão. Mas vamos combinar. O preço do camarão não é tão saboroso quanto a receita.
Por isso, além de ensinar a minha receita de strogonoff vegetariano de palmito, também vou apresentar algumas outras dicas. Assim, a chance de agradar a diferentes paladares é maior.
Strogonoff: linha do tempo
A primeira receita conhecida de strogonoff teria sido a da chefe de cozinha russa Elena Molokhovets. Em seu livro “Um presente para jovens donas de casa”, ela descreveu o prato “Strogonoff de carne com mostarda”. Levava pequenos cubos de carne, molho de mostarda, caldo de legumes e creme azedo. Entretanto, ainda nada de batata palha ou ketchup.
Em 1912, ele ganhou cebolas, extrato de tomate e batatas-palito. Posteriormente, em 1938, o prato receberia bife, cebolas, mostarda e extrato de tomate. Ou seja, muito longe da versão brasileira ou do nosso strogonoff vegetariano.
Porém, foi apenas depois da queda do Império Russo que a receita atravessaria as fronteiras e contaria com novidades. Antes da Segunda Guerra Mundial, se popularizou globalmente. Daí em diante, acrescentou-se panquecas, batatas assadas, vinho, milho, palmito (como a nossa receita de strogonoff vegetariano) e, finalmente, o ketchup.
No entanto, há tipos ainda mais diferentes. Por exemplo, nos Estados Unidos e na Austrália, o prato leva tiras de bife, bacon, cogumelos e cebola. Há também quem sirva com nata azeda, arroz e até macarrão. Já na Suécia, o que domina é a versão com linguiça. Tradicional no país, a linguiça sueca leva o nome de “falukorv” e é uma substituta da carne.
Versões do strogonoff vegetariano
A nossa receita de strogonoff vegetariano leva palmito como ingrediente principal. Porém, sabendo que não é todo mundo que gosta do alimento, vamos dar uma passada em outras possibilidades?
Berinjela: A berinjela é uma das queridinhas dos vegetarianos. Versátil e saborosa, há inúmeros jeitos de prepará-la. Portanto, utilizá-la como ingrediente principal do seu strogonoff vegetariano é uma ótima ideia.
Proteína de soja: Quer impressionar seus amigos que não são vegetarianos? Prepare um strogonoff de carne de soja. Além do sabor maravilhoso, a textura dessa proteína se aproxima muito à carne do boi. Inclusive, o segredo dessa receita é caprichar no tempero. Desse modo, você pode escolher que sabor quer dar à soja.
Cogumelos com creme de inhame: Prefere um strogonoff vegetariano bem cremoso para deixar todos babando? O segredo para atingir essa textura é utilizar o inhame. Além de super nutritivo, seu sabor é único. No entanto, para deixar o prato ainda mais fresquinho, experimente adicionar manjericão fresco. De todo modo, se você deseja um prato mais refinado, aposte nas ervas finas. A leveza que a receita adquire é espetacular. Assim, dá para servir esse prato em alguma ocasião especial, porque sofisticação ele tem de sobra.
Então, bora preparar essa delícia na sua casa? Compartilhe com a gente o resultado <3
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.