Dia do Hambúrguer: um guia para seu burguer caseiro!

5 from 1 vote
hambúrguer caseiro

Já comentei aqui sobre o quanto gosto da versatilidade da carne moída para as refeições congeladas né? O hambúrguer caseiro é uma destas preparações coringas que faço com ela!

Qual corte de carne usar?

Patinho, acém, fraldinha, todas estas carnes são deliciosas para o hambúrguer! Não esqueça de pedir para o açougueiro moer a carne fresca e só uma vez. Assim, ela fica bem mais suculenta!

Se você já tem aquela intimidade com o açougueiro, se ele já te chama pelo nome e pergunta como está a família, pergunte para ele se ele não pode moer junto com sua carne moída alguns cubinhos de bacon. A quantidade ideal é 100 g para cada kg de carne e vai deixar seu hambúrguer mais macio e saboroso, a gordura tem papel fundamental!

Se preferir fazer em casa, é só cortar o bacon em cubinhos bem pequenos e misturar a carne moída! 

E se quiser deixar seu hambúrguer caseiro ainda mais gostoso, experimento combiná-lo com nosso pão de hambúrguer caseiro,

No lugar do bacon você também pode colocar um gomo de linguiça fresca. Tire a capinha dela e misture os pedaços a carne.

hambúrguer caseiro

Preparando a carne moída

Você pode moer a carne que irá utilizar em casa. Seja em um moedor de alimentos ou no processador.

Para isso corte a carne em tiras pequenas, disponha em uma assadeira e leve ao congelador por 15 minutos. Você pode utilizar um moedor de carnes caseiro ou colocar a carne no processador, pulsando até que a carne esteja em pequenos pedaços.

Não manipule demais

A manipulação exagerada compacta a carne, formando assim um hambúrguer duro.

Ao porcionar a carne faça pequenos montinhos sem amassar demais e depois com as mãos molhadas para não grudar, modele os seus hambúrgueres.

Faça covinhas no centro do hambúrguer

As bordas do hambúrguer caseiro vão secar mais rápido que o centro. Para que cozinhe integralmente faça uma covinha no centro do hambúrguer, assim ele ficará nivelado após grelhado.

Dicas para um hambúrguer caseiro perfeito

  • Mantenha seus hambúrgueres na geladeira até a hora que for chapear ou grelhar. Diferente das outras carnes o hambúrguer precisa estar gelado antes de ir para a grelha para que não desmanche
  • Vire seu hambúrguer somente 1 vez. Um erro comum é ficar virando o hambúrguer enquanto cozinha. Isso faz com que seus sucos evaporem, tornando assim o hambúrguer seco.
  • Não precione o hambúrguer enquanto cozinha, esta prática também resseca o hambúrguer, todo o suco interno sairá enquanto você aperta contra a chapa, resultando em um hambúrguer seco.
  • Deixe o hambúrguer descansar após grelha-lo para que toda a suculência que ficou na camada externa volte ao seu lugar.

Ponto da carne para hambúrguer caseiro

Para hambúrguer de 120 gr sugerido na receita, o tempo ideal de grelha ou chapa é o descrito abaixo:

2- 3 minutos (para cada um dos lados) = hambúrguer ao ponto

4- 5 minutos (para cada um dos lados) = hambúrguer bem passado.

Lembre-se sempre de não colocar o hambúrguer na chapa fria, sempre pré aqueça.

Quem disse que hambúrguer precisa ser servido com pão? Prato rápido:

Pronto, prato completo para mim!

Eu uso aros ou um molde para formar meu hambúrguer, recomendo porque torna o processo ainda mais simples. Mas você pode moldá-los com as mãos também. Pese seu hambúrguer e faça uma bolinha com ele, coloque na palma da sua mão e achate, acerte as bordas e está pronto!

Nestes das fotos, por um acaso tinha um restinho de salsinha marcando na minha frente e acrescentei só para não desperdiçar, mas o que uso sempre para temperar é sal, pimenta e só, nada de incluir creme de cebola, ovo, deixe a carne brilhar!

Como congelar hambúrguer caseiro

No meu freezer sempre tenho discos de hambúrguer.

Para evitar que se grudem ou a formação de cristais de gelo, embrulho cada um deles com plástico filme ou faço separações entre eles com um papel manteiga em formato quadrado.

Depois disso empilho os discos um sobre o outro dentro de um saco próprio para congelamento e levo ao freezer para congelar.

Para que mantenham o formato enquanto congela, tento sempre colocar o meu saco contendo a pilha de hambúrguer sobre uma superfície lisa e plana do freezer.

Para descongelar, leve a quantidade de hambúrguer que precisa para a geladeira horas antes de utiliza-los caso estejam altos, se seus hambúrgueres ficaram baixinhos, você pode levar direto do freezer para a grelha ou chapa quente.

Faça a festa com as crianças e sirva seu hambúrger com acompanhamentos deliciosos:

hanmburguer caseiro aro

Hambúrguer Caseiro

Preparação que não leva meia hora para fazer e pode salvar o dia se congelado! Prepare seus hambúrgueres, congele e como quando quiser!
5 from 1 vote
Tempo de Preparação 20 mins
Tempo para Cozinhar 20 mins
Tempo Total 40 mins
Course Prato Principal
Cozinha brasileira
Quantidade 10 hambúrgueres

Ingredientes
  

  • 1,2 kg de carne moída
  • 100 gr ~ 200 gr de bacon em cubos bem pequenos
  • QB Sal e Pimenta.

Instruções
 

  • Misture a Carne moída ao bacon.
  • Tempere com sal e pimenta à gosto.
  • Se você tiver um aro para formar seus hambúrgueres, pese 120 gr de sua carne temperada e coloque no aro apertando a carne e formando seus círculos. Caso contrário pese a carne, faça bolinhas e achate na palma da sua mão dando formato de hambúrguer, acerte os lados.
  • Se preferir congelar leve seus hambúrgueres em uma assadeira forrada com papel manteiga ao freezer até ficarem durinhos (2-3 horas), retire cada hambúrguer e guarde em recipiente fechado ou faça como eu, passe papel filme entre eles e transfira para um saco próprio para congelamento.
  • Para descongelar, se seus hambúrgueres não ficaram tão grossos é só chapear em uma frigideira bem quente, depois de dourar um lado vire o outro lado e abafe com uma tampa caso queira o centro mais bem passado, se ficaram muito altos deixe descongelar na geladeira por um tempo só para o calor do fogo atingir o centro do seu hambúrguer!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Algumas sugestões de como servir seu hambúrguer sem pão:

Com vinagrete: Cebola, Salsinha, cebolinha, tomate em cubos pequenos, temperados com azeite, balsâmico e pimenta do reino.

hambúrguer caseiro

Com creme de cottage: Amo esta combinação, creme de cottage, azeite e um pouquinho de cebolinha, você pode substituir o creme de cottage por requeijão, catupiry ou qualquer outro queijinho cremoso!

hambúrguer caseiro

O preferido dos meninos: Molho barbecue, cebola chapeada na mesma frigideira do hambúrguer e muito queijo! Para derreter o queijo assim, na mesma frigideira que você fez o hambúrguer faça a montagem com o barbecue, cebolas, coloque o queijo sobre e tampe com a tampa da frigideira. Se você não quiser passar o ponto do hambúrguer, coloque o fogo bem baixinho, o calor irá derreter o queijo!

hambúrguer caseiro

Prefere comer o hambúrguer da forma tradicional, no pão? Então, confira nossa receita de pão de hambúrguer caseiro!

Festa do Hambúrguer

Se você for chapear hambúrguer para uma galera e deseja que todos cheguem quentinhos e juntos, siga estas instruções:

  • Pré aqueça o forno em 180°C enquanto a chapa esquenta,
  • Doure seus hambúrgueres na chapa um ponto antes do ideal,
  • Enquanto chapeia os próximos hambúrgueres, disponha os prontos em uma assadeira e leve ao forno pré aquecido, faça isso até que termine sua ultima leva de hambúrguer,
  • Agora é só servir todos de uma só vez, sem que estejam em temperaturas completamente diferentes.

Salve no Pinterest para ver depois:

hambúrguer caseiro

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

17 respostas

  1. Pingback: Como Fazer Queijo Cottage Caseiro | A casa encantada
  2. Pingback: Hamburguinho de forno - Rende muito e congela bem | A casa encantada
  3. Pingback: Receita de Pão de Hambúrguer Caseiro! | A casa encantada
  4. Pingback: Os 10 Melhores Alimentos Para Congelar | A casa encantada
  5. Pingback: Receitas Para Congelar Para o Mês | A casa encantada
  6. Pingback: Como congelar 10 marmitas prontas para a semana feitas em 1 dia | A casa encantada
  7. Pingback: Cozinhar em lote - Como cozinhar para a semana toda? | A casa encantada
  8. Pingback: Como Fazer Maionese de Leite | A casa encantada
  9. Pingback: Molho cremoso de avocado (tipo maionese) | A casa encantada
  10. Pingback: Molho cremoso de avocado (tipo maionese) | A casa encantada
  11. Pingback: Queijo Cottage Caseiro | A casa encantada
  12. Pingback: Molho de pimenta biquinho | A casa encantada
  13. Pingback: Cozinhar em lote - Como cozinhar para a semana toda? | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…